20090723

* Vivendo Melhor


A população idosa brasileira equivale a aproximadamente 19 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, o que representa 10,2% da população.

O crescimento desse público é um fenômeno mundial e está ocorrendo em um nível sem precedentes. No ano de 1950, existiam 204 milhões de idosos em todo o mundo; já em 1998, esse número subiu para 579 milhões um aumento de quase 8 milhões de pessoas idosas por ano. Para 2050, projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que a população idosa será de 1,9 bilhões de pessoas, o equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade.

Mas, mesmo assim, ainda há muita desinformação acerca das peculiaridades que envolvem o processo de envelhecimento, além, é claro, de muito desrespeito em relação à população que compõe essa faixa etária.
Antigamente, os idosos, quando se aposentavam, ficavam apenas descansando ou cuidando dos netos. Hoje, é comum ver pessoas com 70, 80 ou 90 anos de idade com uma vida social agitada. E isso faz toda diferença na qualidade de vida. Hoje, entendemos que o envelhecimento ativo conduz ao envelhecimento saudável. O envelhecimento ativo prioriza não só a parte física, a do movimento, mas também as atividades sociais, profissionais e afetivas. O idoso precisa compreender que só pertencerá à comunidade se interagir como ela. Caso contrário, será excluído naturalmente.

O envelhecimento global é fato e, antes que muita gente notasse um familiar prestes a completar um século de vida, o fenômeno já havia chamado a atenção dos cientistas. Os mistérios que envolvem o nascimento, o amadurecimento e a morte do ser humano sempre foram alvos de estudos e pesquisas. A diferença é que o objetivo não é mais descobrir formas de garantir a sobrevivência da espécie. Com o saneamento básico, a tecnologia de produção de alimentos, a vacinação, dentre muitas outras evoluções e descobertas médicas, já é possível para as crianças nascidas na era da Internet viverem bem mais do que seus avós. O objetivo, agora, é descobrir como viver melhor os anos extras que conquistamos.

É exatamente sobre qualidade de vida e longevidade que vamos abordar.

Pratique atividades físicas: Com a prática regular de exercícios físicos, o indivíduo emagrece, aumenta a sua força muscular, melhora a sua capacidade respiratória e, conseqüentemente, previne ou controla diversas doenças. Sozinha, a atividade física não garante a longevidade, mas certamente fortalece o organismo e colabora para elevar a expectativa média de vida de uma população.
Cuide da sua alimentação: Diante de tantas pesquisas e avanços, já sabemos que comer pouco parece benéfico, mas quanto a comer muito, já não temos dúvida, é maléfico. O sobrepeso e a obesidade são problemas sérios e estão associados às alterações na insulina, nas gorduras do sangue, no aparecimento da artereosclerose e do câncer.

Faça um teste preditivo genético: Segundo os resultados de diversos estudos realizados com grupos de pessoas centenárias, 25% da longevidade dependem da qualidade e do bom funcionamento dos genes. Boa parte da responsabilidade, ou seja, os outros 75% recaem sobre o estilo de vida e, portanto, estão nas mãos de cada um.

Conviva bem com a sua própria imagem: Quem vive tenso produz mais radicais livres, substâncias tóxicas responsáveis pela maioria dos sinais de envelhecimento, incluindo catarata, cabelo grisalho, pele seca, rugas e alguns tipos de câncer. O estresse também pode afetar os telômeros. Aquele que aceita com bom humor as mudanças do tempo e cuida da aparência, sente-se mais confiante, conquista a admiração das pessoas ao redor, melhora sua qualidade de vida e vive mais.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.