20090818

* Dor no ombro em tenistas


Se perguntarmos se você já teve alguma dor no ombro jogando tênis, provavelmente a sua resposta será sim. Em uma pesquisa realizada com mais de 400 tenistas, quase a metade já havia sentido dores no ombro, e para população de tenistas acima de 40 anos este índice foi quase 30% maior.

Os movimentos do ombro desempenham um papel fundamental no tênis, constituindo o elemento de ligação entre a energia cinética desenvolvida no membro inferior e tronco, e os segmentos distais que aceleram a raquete. A grande mobilidade do ombro e as características do seu movimento nos gestos do tênis exigem que o tenista consiga manter uma boa coexistência entre uma grande capacidade de produzir aceleração no braço e um equilíbrio entre os diferentes grupos musculares envolvidos no binômio mobilidade/estabilidade do ombro.

Mas devemos diferenciar muito bem duas coisas: o que é dor e o que é lesão. A dor pode ser até mesmo normal, depois de você jogar muito, quando forçou demais o saque, ou está jogando com alguma raquete nova e ainda não está acostumado com ela. O problema é quando a dor vai gerando lesões estruturais no seu tendão ou cartilagem, e aí pode ficar complicado para jogar.

As lesões mais freqüentes do ombro do tenista são as tendinites de manguito rotador. O manguito é um grupo de 4 músculos, que seguram o ombro e mantém a sua estabilidade, para que ele possa fazer as suas funções no esporte. O ombro, por não ter uma estabilidade óssea adequada, necessita destes músculos funcionando bem para você jogar tênis sem dor.

Os tendões que são mais afetados no tênis são o infraespinal e supra-espinal, e muito em decorrência do movimento de saque. Quando a lesão vai ficando crônica os movimentos de forehand também são dolorosos, principalmente quando você pega as bolas atrasadas.

Deve-se dar atenção aos primeiros sinais de dor, já que o tempo pode provocar perda da movimentação da região, por provocar aderências nos tecidos da articulação.
Outro perigo seria a ruptura dos tendões, caso o osso permaneça “roçando” o local inflamado.
Se a ruptura for parcial, a reabilitação é conseguida com trabalho específico de reforço muscular. Se for total, a recuperação de ligamentos e tendões (artroscopia) é aconselhada.

Todo tenistas deve se preocupar com as lesões de ombro, ainda mais os mais velhos. Com o tempo, os tendões tendem a sofrer um desgaste natural pela idade, e com o tênis este desgaste pode aumentar.

Se você não é tenista profissional, seguem abaixo algumas dicas para prevenir as lesões de ombro:

  • Se tiver uma dor no ombro que demore mais de 2 semanas, mesmo depois de você parar de jogar tênis, procure um médico ortopedista especializado no atendimento a atletas para fazer uma avaliação (os exames que são pedidos geralmente são o ultrassom ou a ressonância magnética)

  • Se for a primeira dor no ombro, procure observar se você está dobrando os joelhos na hora da preparação do saque (flexão do joelho de menos de 75 graus pode sobrecarregar o ombro em até 30% a mais do que a carga normal do saque)

  • Procure usar raquetes com algum tipo de maleabilidade (raquetes muito rígidas transmitem muita vibração para o braço)

  • Evite usar tensões no encordoamento maiores do que 58 libras

  • Procure fazer exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular (a região posterior do ombro pode ser difícil de alongar e fortalecer, por isso a supervisão de um professor de educação física pode ser necessário).

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.