20090927

* Alongamento já é aquecimento?



Saiba que o aquecimento é composto pelos exercícios realizados antes de uma atividade, visando aumentar a circulação sanguínea e a freqüência cardíaca. São exercícios que se destinam à melhora do desempenho e à redução da probabilidade de lesões, preparando o indivíduo mental e fisicamente para a atividade esportiva. Em termos fisiológicos, o aquecimento eleva a temperatura do corpo e aumenta o fluxo sangüíneo, possibilitando ao organismo se adaptar do estado de repouso ao de exercício.

É muito comum confundir o alongamento com o aquecimento. Muitos corredores, simplesmente, depois do alongamento muscular, julgam estar devidamente aquecidos e preparados para o esforço que virá em seguida e protegidos das lesões.O alongamento não deve ser realizado sem um prévio aquecimento e nem o substitui. Este tipo de alongamento tem uma influência desprezível na elevação da temperatura central e muscular e no fluxo sanguíneo.

É fundamental que pouco antes do alongamento, o corredor faça um trote de cerca de 10 minutos ou mais, dependendo do clima, do nível de esforço e das características individuais de cada um. Desta forma, a temperatura dos tecidos musculares ficará elevada, reduzindo os riscos de lesão decorrente do próprio alongamento.

Na academia acontece a mesma coisa, muitos alunos "pulam" a etapa de aquecimento antes de iniciar sua série de exercícios. São apenas 10 a 15 minutos de aeróbico, como bicicleta, esteira...  Isto proporcionará mais facilidade na execução dos exercícios. Reduzindo assim o risco de lesão.

O tempo de duração e a intensidade do aquecimento dependem do nível técnico de cada um, do clima, da capacidade individual de produzir calor, do grau de intensidade do treino ou da competição, e do resultado pretendido.

Seguem abaixo alguns benefícios do aquecimento:


• Aumento da temperatura corporal e dos tecidos.

• Aumento do fluxo sangüíneo para os músculos ativos.

• Aumento da freqüência cardíaca.

• Aumento da velocidade da liberação de energia no organismo (velocidade metabólica)

• Aumento da velocidade de impulsos nervosos.

• Diminuição da tensão muscular.

• Preparação psicológica para o exercício. Obtenção do estado ideal de excitação.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.