20090929

* Valor nutricional dos Peixes




Comer peixe é saudável, e pouca gente questiona esse fato. Muitos estudos realizados ao longo do tempo reafirmam a grande participação dos peixes na prevenção de doenças cardiovasculares e no aumento da qualidade de vida das pessoas.

Sua carne é privilegiada por ser rica em Ácidos Graxos Ômega 3, um tipo de gordura excelente para saúde, pois diminui agregação plaquetária (acúmulo de gordura na artéria); bem como reduzir os níveis sanguíneos de colesterol total, LDL (colesterol ruim) e, pode ainda, aumentar a produção de HDL (colesterol bom), ação anti-flamatória, regeneração de neurônios e no desenvolvimento cerebral, tornando-se assim também importante no período da gestação, infância e terceira idade. Além disso, o ômega 3 ainda pode reduzir o risco de Alzheimer, demência e cansaço mental; contribuir no tratamento da depressão, ansiedade e alterações do sono; alívio nas dores da artrite reumatóide. Quando comparado a carne vermelha e frango, os peixes apresentam em sua composição nutricional, índices muito menores de colesterol. E esse valor está presente tanto nos peixes da água doce quanto nas espécies marinhas.

Outros dois nutrientes abundantes nos frutos do mar e peixes são zinco e selênio. O zinco é um mineral bastante importante, pois desempenha função regulatória no organismo, estando envolvida em processos bioquímicos relacionados à imunidade, crescimento e desenvolvimento sexual, formação óssea, cicatrização, atividade neuronal, memória e na manutenção de olfato e paladar.

Um dos órgãos que apresenta maior concentração deste mineral é o músculo, e consequentemente, uma dieta pobre em zinco pode estar relacionada à redução da força e coordenação muscular, baixa motivação e maior predisposição para a depressão.

Já o selênio apresenta grande importância na dieta, principalmente quando se trata do seu efeito protetor nas doenças cardiovasculares, cânceres, artrites, cirrose e enfisema. Outros benefícios deste mineral é sua ação desintoxicante de metais pesados, como alumínio, que em excesso leva a um aumento da tensão pré-mesntrual e uma boa ingestão de selênio pode preveni-la.

Por terem papel biológico essencial nos mecanismos de proteção antioxidante, tanto o zinco quanto o selênio são capazes de bloquear os efeitos nocivos dos radicais livres contribuindo, desta forma, para a redução dos danos causados pelo estresse, retardando o envelhecimento e minimizando os prejuízos causados pelo estresse oxidativo.

É importante lembrar ainda, que a deficiência destes dois minerais também pode afetar negativamente a produção e ação de alguns hormônios como os hormônios tireoidianos, o que certamente prejudica o metabolismo energético em função de uma redução da taxa metabólica basal.

COMO ESCOLHER O PEIXE:


- Primeiro de tudo, observe a refrigeração. O pescado deve estar coberto de gelo, na proporção de, pelo menos, uma parte de gelo para uma de peixe.

- Para verificar se o filé de peixe está fresco ou não, aperte-o. Se ficar a marca do dedo e demorar para voltar ao normal, não está bom.

- Se o peixe estiver inteiro, preste atenção em outros detalhes. As escamas devem estar firmes e não sair com facilidade, a guelra deve estar na cor vermelho vivo ou levemente escurecido e os olhos têm de cobrir toda a órbita, não podem estar esbranquiçados.

Em torno de três vezes por semana já é uma boa freqüência para usufruir de todos os seus benefícios, mas se você realmente gosta, nada impede de comer os peixes com uma frequencia maior.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.