20100701

* Concêntrico ou Excêntrico?


Nestas últimas décadas os efeitos benéficos e nocivos do exercício físico estão sendo evidenciados. Entre as diversas atividades procuradas, como a musculação, ginástica, pilates (Vamos abordar essas atividades como treinamento de força) tem tido grande destaque não só na perspectiva de melhora da estética ou performance, mas também pelo fato de níveis adequados de força serem necessários para a qualidade de vida das pessoas.


Independente do objetivo do praticante, alterações estruturais e hormonais ocorrerão no tecido muscular, haja vista que, estímulos diferenciados daqueles aplicados no seu cotidiano, em termos de intensidade e volume, serão impostos ao aparelho locomotor. Tais alterações ocorrerão para otimizar o desenvolvimento da força produzida pelo músculo.


Uma dessas alterações é a hipertrofia muscular, que ocorre devido principalmente a sobrecarga tensional e metabólica. Sobrecarga tensional causa a hipertrofia miofibrilar devido ao aumento do conteúdo de proteínas contrateis nas miofibrilas, que proporciona o aumento no número e tamanho das miofibrilas. Isso ocorre principalmente graças ao treinamento com cargas elevadas. Sobrecarga metabólica que causa a hipertrofia sarcoplasmática (aumento de creatina fosfato, glicogênio e água que ocorre graças ao tempo prolongado de contração), o que sugere repetições elevadas e/ou intervalos curtos. Então a hipertrofia máxima será atingida quando se equilibrar peso elevado, repetições altas e intervalos curtos a fim de proporcionar simultaneamente ou alternadamente dentro do processo de periodização do treinamento a sobrecarga tensional e metabólica.


É sabido que todos os tipos de ação muscular (excêntrica, concêntrica e isométrica) associadas ao treinamento de força causam dano muscular, entretanto existem evidências que os exercícios excêntricos causam maior dor muscular tardia e um processo inflamatório reacional após a sua execução. Este tipo de trabalho realizado pelo músculo leva há alterações morfológicas e estruturais da fibra muscular, pois durante tais ações o músculo é forçado a alongar-se.


Contração excêntrica e concêntrica são fases do exercício, onde a fase concêntrica é aquela na qual você está vencendo a força da gravidade mais o peso que está sendo levantado, é o momento em que o músculo está encurtando. Agora a excêntrica é o retorno, fase na qual você está resistindo para que o peso não volte de uma vez só, momento onde o músculo está alongando. Exercícios isométricos contraem o músculo, desenvolvendo sua tensão, sem, no entanto, provocar nenhuma alteração em seu comprimento.


Os estímulos aplicados ao aparelho locomotor desencadearão lesões musculares e é a partir delas que ele se reorganizará, aumentará a quantidade de massa e, por conseqüência, a produção de força, caracterizando este como um processo de adaptação ao treinamento.


A influência destas lesões no desempenho de força, bem como, o questionamento do estímulo mais adequado ou não para melhor adaptação do músculo ao treino é tema de grande interesse na área do treinamento de força.


Fica evidente o quão minucioso pode ser o seu treinamento. O quanto é válido você ter um acompanhamento de um Educador Físico. O controlo de variáveis aparentemente simples como as aqui expostas, podem levar a repercussões fisiológica, bioquímicas e hormonais bem distintas. As diferenças aqui colocadas podem facilitar ou mesmo nortear prescrições e intervenções do seu treino, sempre na busca de uma maior e melhor qualidade.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.