20090916

* Inicie seu dia com um bom café da manhã


Inicie seu dia com um café da manhã. Essa é a principal refeição do dia e sua falta baixa a taxa de glicose do organismo, afetando a concentração e disposição física. Com o passar do tempo, dê qualidade ao seu desjejum. Pule da cama cinco ou dez minutinhos antes, ou deixe algo pronto à noite na geladeira. Uma boa dica para o desjejum é uma fatia de pão integral, uma fatia de queijo minas, um copo de leite e uma fruta ou iogurte com frutas e cereais. Os pães integrais são ricos em fibras, por isso facilitam o trânsito intestinal e garantem a sensação de saciedade.

Sempre que possível, o almoço seja no mesmo horário. Se algum compromisso impedir, ingira um iogurte com frutas, fibras, sais minerais e vitaminas, ou um sanduíche natural. A falta de tempo para preparar pratos com legumes e verduras pode ser compensada deixando-os higienizados previamente em sacos plásticos na geladeira. Inicie as refeições por um prato de salada e evite o uso de óleos em excesso. O ideal seriam 6 refeições ao dia: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Mas sabemos que o dia-a-dia nos impede de fazer as refeições em casa. Então, tenha sempre uma barrinha de cereais ou uma fruta para o lanche e utilize as dicas para compor suas refeições. Lembre-se das ervas aromáticas para temperar sua salada. Procure as frutas da estação, pois são mais baratas e frescas.

Alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas, além de darem um colorido ao seu prato, fornecem vitaminas e sais minerais.

Após a salada, opte por uma porção de carboidratos (arroz, feijão, batata...) e uma proteína, como carnes de gado, frango. Lembre-se de utilizar peixes com mais frequência, pois são ricos em gordura ômega 3, que previne o envelhecimento precoce.

Alimentos cozidos e grelhados sempre são uma boa pedida. Evite alimentos que possam causar desconforto gástrico. Beba muita água filtrada (o ideal é de 1,5 a 2 litros por dia). Se não conseguir beber pura, faça chás (sem açúcar) de folhas de laranjeira ou hortelã e tome geladinho.
Pequenos lanches entre as refeições ou barrinhas de cereais evitarão a vontade de devorar os alimentos que você encontra pela frente no final do dia. Dê preferência a queijos brancos, como o minas frescal e a ricota.

Seguir uma dieta saudável não significa que você não possa saborear uma macarronada, uma pizza, sorvete ou aquela sobremesa que só você sabe fazer, desde que não seja todo o dia.

E lembre-se de praticar exercícios físicos (nadar, correr, caminhar, jogar bola). Movimente-se!

Além da queima de calorias, os exercícios tonificam o corpo, nos dão mais disposição para o dia a dia e nos propiciam paz de espírito.

Tire um tempo pra você. Se cuide. Seu organismo vai agradecer!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.