
Inicie seu dia com um café da manhã. Essa é a principal refeição do dia e sua falta baixa a taxa de glicose do organismo, afetando a concentração e disposição física. Com o passar do tempo, dê qualidade ao seu desjejum. Pule da cama cinco ou dez minutinhos antes, ou deixe algo pronto à noite na geladeira. Uma boa dica para o desjejum é uma fatia de pão integral, uma fatia de queijo minas, um copo de leite e uma fruta ou iogurte com frutas e cereais. Os pães integrais são ricos em fibras, por isso facilitam o trânsito intestinal e garantem a sensação de saciedade.
Sempre que possível, o almoço seja no mesmo horário. Se algum compromisso impedir, ingira um iogurte com frutas, fibras, sais minerais e vitaminas, ou um sanduíche natural. A falta de tempo para preparar pratos com legumes e verduras pode ser compensada deixando-os higienizados previamente em sacos plásticos na geladeira. Inicie as refeições por um prato de salada e evite o uso de óleos em excesso. O ideal seriam 6 refeições ao dia: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Mas sabemos que o dia-a-dia nos impede de fazer as refeições em casa. Então, tenha sempre uma barrinha de cereais ou uma fruta para o lanche e utilize as dicas para compor suas refeições. Lembre-se das ervas aromáticas para temperar sua salada. Procure as frutas da estação, pois são mais baratas e frescas.
Alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas, além de darem um colorido ao seu prato, fornecem vitaminas e sais minerais.
Após a salada, opte por uma porção de carboidratos (arroz, feijão, batata...) e uma proteína, como carnes de gado, frango. Lembre-se de utilizar peixes com mais frequência, pois são ricos em gordura ômega 3, que previne o envelhecimento precoce.
Alimentos cozidos e grelhados sempre são uma boa pedida. Evite alimentos que possam causar desconforto gástrico. Beba muita água filtrada (o ideal é de 1,5 a 2 litros por dia). Se não conseguir beber pura, faça chás (sem açúcar) de folhas de laranjeira ou hortelã e tome geladinho.
Pequenos lanches entre as refeições ou barrinhas de cereais evitarão a vontade de devorar os alimentos que você encontra pela frente no final do dia. Dê preferência a queijos brancos, como o minas frescal e a ricota.
Pequenos lanches entre as refeições ou barrinhas de cereais evitarão a vontade de devorar os alimentos que você encontra pela frente no final do dia. Dê preferência a queijos brancos, como o minas frescal e a ricota.
Seguir uma dieta saudável não significa que você não possa saborear uma macarronada, uma pizza, sorvete ou aquela sobremesa que só você sabe fazer, desde que não seja todo o dia.
E lembre-se de praticar exercícios físicos (nadar, correr, caminhar, jogar bola). Movimente-se!
Além da queima de calorias, os exercícios tonificam o corpo, nos dão mais disposição para o dia a dia e nos propiciam paz de espírito.
Tire um tempo pra você. Se cuide. Seu organismo vai agradecer!