20091016

* Eu vou conseguir



Não existe receita de bolo para conquistar o seu objetivo. Ele, o objetivo é seu, o que é bom pra você pode não ser bom pra mim. O que funciona para um indivíduo, pode não funcionar para outro. Se fosse fácil, bastaria adquirir uma das fitas de treino de Campeões Olympia de culturismo e copiar suas rotinas de teino e alimentação.

Sente-se cansado, indisposto, infeliz com o seu “visual”? Vou apresentar algumas regrinhas com sugestões práticas para você mudar esta situação, melhorar sua saúde e sua qualidade de vida, levantar seu astral e ficar de bem com você mesmo e com o mundo.



1. DECIDA-SE!


Pare de fazer planos e de buscar alimentos, complementos ou medicamentos milagrosos, ginásticas “passivas”, cirurgias, dietas da moda e outras mágicas. Se você quer mesmo entrar em forma, tem que se decidir e não deixar para 2a. feira, depois das férias, ou depois de terminar isto ou aquilo.TEM QUE SER AGORA! Sua saúde já pode estar correndo risco sério. Se não houver esta vontade de decisão de sua parte, esqueça, nem precisa continuar lendo esta matéria.


2. MUITA ÁGUA!

Este nutriente está presente em todos os alimentos, mas deve ser ingerido em grandes quantidades na sua forma pura, ao longo do dia. Este é um hábito que traz infinitos benefícios à saúde e não engorda, pois a água pura não tem calorias. Você vai sentir-se saciado e ingerir menores quantidades de alimentos durante as refeições. Experimente beber uma grande quantidade de água pura uns 30 a 60 minutos antes das principais refeições... Traga sempre consigo uma garrafinha com água para beber no trabalho, no carro, na escola, na academia etc.


3. ALIMENTOS FIBROSOS, FONTE DE SAÚDE

Estes nutrientes são muito importantes para a saúde, as fibras facilitam a absorção dos outros nutrientes, absorvem toxinas liberadas nos intestinos, diminuem a absorção de gorduras e regulam o ritmo do aparelho digestivo. Nos alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados), as fibras não estão presentes e sua presença nos produtos industrializados é escassa. Encontramos as fibras principalmente nas verduras, legumes, frutas, cereais integrais e farelos de cereais.

4. QUANTAS REFEIÇÕES/DIA?

Segundo a maioria dos nutricionistas, bem como pelos resultados observados na prática, uma média de seis pequenas refeições durante o dia é o ideal. As refeições principais (desjejum, almoço e jantar), devem ser intercaladas com lanches leves. Este procedimento inibe o apetite, mantém o anabolismo e não sobrecarrega o sistema digestivo. Além disso, você ainda terá o direito de dar uma “beliscada” ocasionalmente. Jamais passe fome: ficar muitas horas sem comer só prejudica e lhe dá aquela fome enorme na primeira refeição após jejuar por muitas horas. Isto geralmente acontece no jantar, ou de madrugada, quando, sonolento, você consome um montão de “lixo” que encontra na geladeira. Para evitar a fome noturna, coma mais carboidratos durante o dia, principalmente à tarde.


5. À MESA, APENAS COMA

Comer é mesmo uma festa, não se pode negar. Desde tempos imemoriais, a hora de comer (entre os animais, onde nos incluímos) é o principal ato de sobrevivência da espécie. Sempre que se fala em festa, ou COMEmoração, logo lembramos das delícias da culinária. Penso que “comer para viver” é tão ruim quanto “viver para comer”; o equilíbrio está no meio termo. Saborear os alimentos deixar-se levar pelos odores, sabores e temperos dos pratos prediletos uma vez ou outra, controladam1 ente, é um procedimento correto e respaldado na natureza humana. Mas no dia-a-dia, é necessário ser comedido. Portanto, ao sentar-se à mesa para comer, não assista TV, não leia e não converse muito com os outros, pois isto fará você comer em demasia, ser perceber. Ao terminar a refeição, saia logo da mesa e assim evite ficar “beliscando”. De preferência, deixe a mesa quando ainda sentir um pouquinho de fome; logo a digestão se inicia e esta sensação desaparece.


6. PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA

Variedade é o que não falta. O exercício físico além de ajudar na estética proporciona grandes benefícios a sua saúde e consequentemente, melhora sua qualidade de vida. Uma boa saúde é o melhor recurso para o progresso pessoal, social e econômico.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.