20091014

* Engordar de boca fechada?!



Pesquisa aponta que é possível engordar até de boca fechada

Estudo realizado pela Universidade Göteborg, na Suécia, coloca o estresse entre os inimigos de quem luta contra o excesso de peso. Segundo a pesquisa, nessas situações o organismo tende a liberar uma quantidade maior de cortisona e adrenalina, hormônios ligados a situações de perigo que aceleram o ganho de peso até mesmo de boca fechada.


A receita para manter-se longe das tensões não é segredo para ninguém e deve ser seguida à risca para quem pretende manter a forma. Atividade física diária e alimentação equilibrada ganham força aliadas a noites bem dormidas. Uma dica para combater o estresse patológico - conhecido como distresse - é escolher uma atividade física que proporcione prazer e ter disciplina na prática.


Comer devagar pode ajudar a reduzir consumo de calorias

Colocando menores porções de comida na boca e mastigando-a por mais tempo - pode reduzir a ingestão de calorias, ajudando na perda de peso. Essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos.



Obesidade envelhece o cérebro em 16 anos

Pessoas obesas têm 8% menos tecido cerebral do que o comum. Isso faz com que seus cérebros pareçam 16 anos mais velhos do que os de pessoas com peso normal, indica um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.


Já as pessoas que estão com sobrepeso têm um tecido cerebral 4% menor, o que faz com que seus cérebros envelheçam em 8 anos. O resultado da pesquisa, baseada nas tomografias de 94 pessoas em torno de 70 anos, representa "uma degeneração cerebral severa" em quem tem problemas com o peso, segundo o autor do estudo Paul Thompson, professor de neurologia da UCLA.


E vale ressaltar que a obesidade ainda provoca outros problemas sérios de saúde, como doenças no coração, diabetes tipo 2, hipertensão e alguns tipos de câncer.

Mais de 300 milhões de pessoas estão classificadas como obesas em todo o mundo, segundo o mais recente levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). A perda de tecido cerebral nelas ocorre, sobretudo nos lóbulos frontais e temporais - áreas do cérebro que controlam a memória -, no hipocampo, que controla a memória de longo prazo, no giro do cíngulo, responsável pela atenção, e no gânglio basal, região que controla os movimentos.


A obesidade é medida com base no cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A conta consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. O resultado ideal está na faixa entre 18,5 e 25. Pessoas acima de 25 são consideradas com sobrepeso e acima de 30, obesas.








ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.