20091109

* Existe exercícios para tirar os pneuzinhos?



Existe algum problema em correr entre o meio-dia e 1 da tarde? É o horário em que me sinto melhor.


Não existe problema. Cada um se sente mais disposto numa determinada hora. Alguns preferem fazer exercício cedinho. Outros, depois do anoitecer.

A preferência não depende do organismo e sim do gosto de cada um. No entanto, correr ou fazer qualquer esporte no horário de almoço requer cuidados extras. Como o sol está a pino, use óculos escuros, protetor solar e boné para evitar câncer de pele e catarata.

Quanto tempo devemos esperar para praticar atividades físicas depois das refeições?


Se o cardápio for leve, com saladas, suco e torradas, a digestão será fácil e rápida — ela dura 1 hora, no máximo. Mas, se a comida for gordurosa, vai ficar mais tempo no estômago. Aí, qualquer movimento que contraia a barriga será incômodo.

Além do mais, a quantidade de sangue não será suficiente para atender às necessidades dos músculos e do aparelho digestivo simultaneamente. Resultado: contratempos na absorção dos alimentos, causando a náusea. Se você fizer uma refeição pesada deve esperar 2 horas para fazer qualquer atividade. Se for uma refeição moderada, 1 hora já é suficiente.

Qual o processo que proporciona a sensação de bem-estar depois da ginástica?


O esforço físico altera a produção de alguns hormônios que incitam a liberação de endorfina pelo sistema nervoso. Essa substância funciona como um estimulante natural e também diminui a sensação de dor. O mecanismo é acionado toda vez que nos exercitamos por mais de 40 minutos. Na natação e na corrida pode até se iniciar antes aos 15 minutos.

E não é só a endorfina que provoca a sensação de bem-estar. O aumento da temperatura do corpo relaxa a musculatura. Além do mais, a prática constante de uma atividade física melhora a auto-estima.

Existe um exercício só para tirar os pneuzinhos da cintura?


Os pneus aparecem quando a gordura se acumula no corpo. Para eliminá-los, você pode fazer musculação, andar de bicicleta, correr, nadar, caminhar, jogar tenis ou praticar qualquer outro exercício, aquele de intensidade leve, mas de longa duração. Eles aceleram o funcionamento do corpo inteiro, que, para obter energia, consome a gordura que está sobrando.

Muitas pessoas fazem abdominais achando que, com isso, podem afinar a cintura. Engano. Esse tipo de exercício fortalece os músculos que estão debaixo da camada de gordura, mas não a eliminam — a barriga continua do mesmo tamanho, só que mais dura.

Sentir cãibras significa falta de cálcio?


Há muita controvérsia a esse respeito — já que não se consegue provocar cãibras no laboratório. Elas são contrações involuntárias e dolorosas dos músculos e aparecem geralmente pela falta de alguma substância: água, sódio, potássio, oxigênio, glicose ou até mesmo cálcio. Tensão e contusões também causam o problema. Até o frio pode provocar cãibras, pois restringe a circulação.

O cálcio, além de ser um importante componente dos ossos, participa da membrana muscular. Se ele está em baixa, de fato aparecem as cãibras. Para evitá-las, portanto, uma boa alimentação é essencial. O cálcio está presente no leite e nos seus derivados. O sódio é encontrado no sal e o potássio pode ser obtido na banana e na água-de-coco.

Qual a importância de se calcular a freqüência máxima cardíaca?


Quando se passa do limite, o coração bate tão rápido que não tem tempo de se recuperar entre uma contração e outra. Corre-se, então, vários riscos, que vão desde confusão mental e fadiga até problemas cardíacos, como perda do ritmo das batidas.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.