20091215

* Cuidado com o Fast Food

Fast-food ("comida rápida" em inglês) é o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo.






Aplica-se comumente à comida vendida em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. O mesmo alimento, que por vezes é vendido como refeição rápida, pode também ser consumido em restaurantes. O fast-food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food ("comida lenta"), e teve sua origem na Itália, no ano de 1986. Alimentos servidos nas ruas, por vendedores ambulantes, conhecida também como street food ("comida de rua") é uma prática que remonta à Antiguidade e tem presença em praticamente todas as regiões do mundo moderno e que pode ser considerada uma forma de fast-food.


O fast-food não é proibido, nem mesmo aos corredores e atletas. Inclusive quem pratica esporte poderia na prática comer até mais, porém, se você leva seu esporte e sua saúde a sério, deveria consumir esse tipo de refeição com bastante moderação.


Atenção com as crianças:
Pesquisa feita em 14 países mostra como as grandes redes, como McDonalds e Burger King, conquistam as crianças. Entre as estratégias estão a associação de personagens de desenho animado e a veiculação de brindes.





Coma menos fast food !
Sua barriga agradece, e  quem diria! O cérebro também.



Um trabalho do Instituto Karolinska, na Suécia, mostra que uma dieta rica em gordura, açúcar e colesterol, o trio de ingredientes de uma boa fast food, potencializa o risco de Alzheimer, doença degenerativa que compromete a memória.Uma alimentação rica com esse tipo de comida revelou uma queda na produção da proteína Arc, que é responsável pelo armazenamento das lembranças. Mas há outras substâncias danosas na fast food. É o caso das aminas heterocíclicas, que se formam em carnes expostas a altas temperaturas — um belo hambúrguer, por exemplo — e são capazes de detonar os neurônios.


No livro “País Fast Food” o leitor é transportado a várias etapas do processo que passam os alimentos. O livro também examina a revolução operada pelo fast food nos nossos hábitos alimentares e no nosso modo de vida em geral. Além disso, nessa obra é investigada a história da maior cadeia do gênero desde seu aparecimento na década de 30 até as mudanças que elas imprimiram nas relações trabalhistas, na economia e na cultura norte-americana.


Se não bastasse a composição nutricional exagerada de sal, gordura e calorias que todos sabemos, você lerá sobre (muitas) histórias que vão de baratas infestando máquinas de milk-shake a infecções fatais. Já no filme documentário “Super Size Me – A Dieta do Palhaço”, o diretor Spurlock é o protagonista que desenvolve uma espécie de estudo narrado mostrando sua McDieta.





Nessa dieta ele comeu apenas lanches da rede de fast food McDonald´s por um mês. Para isso ele teve o acompanhamento de três médicos que monitoravam sua saúde.


No início do filme, a saúde de cineasta é excelente. Vale a pena ver o filme para saber o que ocorre no curto período de exagero, ou seja, um mês depois, ele tem 11kg a mais, está hipertenso e com um fígado maltratado. Esse é o tipo de filme que mostra o cuidado que devemos ter com os nossos excessos.


É importante, ao ver esse filme, não condenar uma única cadeia de fast food. Ela foi usada nas obras apenas pelo poder simbólico de domínio deste mercado no mundo. O interessante é atentar para o estilo no consumo.




UMA HORA DE ESTEIRA:
Média de 300 a 400 klcal

Mc Donald´s
1 Big Mac: 504 kcal
1 Mc Fritas média: 296 kcal
1 Coca-cola (500 ml): 200 kcal
Total de calorias: 1.000 kcal

Habib´s
1 Beirute: 940 kcal
1 Pastel de carne: 230 Kcal
1 Guaraná (500 ml): 180 Kcal
Total de calorias: 1.350 kcal

Hot Dog
1 Hot dog completo
(salsicha, maionese, ketchup, mostarda, vinagrete, molho de tomate, batata palha): 657 kcal
1 Coca-cola (300 ml): 126 kcal
Total de calorias: 783 kcal

Pizzaria
1 pedaço de pizza de calabresa: 412 kcal
1 pedaço de pizza 4 queijos: 432 kcal
1 chope claro (240 ml): 120 kcal
Total de calorias: 964 kcal







ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.