20100104

* Dicas para um programa de exercícios



Beba o que o seu corpo pedir



A boa e velha água potável ainda é fundamental para a hidratação. Carregue uma pequena garrafa contendo água fria e beba alguns goles durante a caminhada ou corrida, mas não exagere. Á água tem inúmeros papéis no metabolismo, além de ajudar na refrigeração e digestão. A maior parte da água que precisamos está nos próprios alimentos que consumimos (veja no artigo de Nutrição e Saúde, publicado em junho), mas em um dia quente, ela ainda é a melhor companheira para o exercício. Água de côco é excelente, se estiver disponível. Existem bebidas industrializadas que são oferecidas aos atletas, mas ainda há polêmica sobre o seu uso. Siga sua intuição e ouça o que seu corpo diz. Se preferir tais bebidas, há uma grande variedade no mercado. Se o seu corpo preferir água apenas, não há nada demais nisso.

Treine sua Mente

Saber o que quer, e focar no resultado pretendido é essencial para o sucesso. Antes de qualquer coisa, seu subconsciente deve estar convencido de que o objetivo pretendido é algo positivo e factível. Técnicas de auto-ajuda podem ser muito úteis para incentivá-lo a iniciar e manter um programa de treinamento.


Não fuja das ladeiras, mas respeite-as!

Quando for possível, use as ladeiras para aumentar sua força muscular. Caso não esteja suficientemente condicionado, evite esse esforço adicional para que não ocorram lesões, que tanto podem surgir ao tentar vencer um aclive, quanto na situação inversa, onde alguns outros músculos são acionados.


Utilize calçados Confortáveis

Durante a prática do exercício, ocorre uma vasodilatação e o pé pode inchar um pouco, logo se o número for justo, haverá desconforto. Os pés devem ser cuidados com atenção: evite que permaneçam úmidos após o banho, para prevenir a formação de fungos e lesões, cuide adequadamente das unhas e dos calos e fortaleça os pés com exercícios específicos. Sem eles, não é possível caminhar ou correr. Portanto, não descuide disso!


Respire corretamente

Há uma discussão sobre a melhor forma de respirar, se a boca também deve ser utilizada ou não. A recomendação é que o oxigênio deve chegar aos seus pulmões na medida necessária, mesmo que para isso você tenha que respirar com a boca. Respire profunda e pausadamente durante o aquecimento e o desaquecimento. Não tenha receio de respirar também pela boca, caso seja necessário, quando o exercício for mais intenso. Não esqueça de que os nadadores de elite respiram primordialmente pela boca, portanto não há mal algum nisso.

Respeite seus Limites, mas saiba que eles podem melhorar, pouco a pouco.

Vá até onde suas pernas permitem. Tudo leva tempo. Use o tempo a seu favor e evite forçar metas que não poderá alcançar. Mesmo que muitas pessoas o incentivem a seguir, seja muito honesto com seus próprios limites. Eles podem ser bons amigos, mas o custo do erro será pago apenas por você.



Cuide das Cãibras

A causa mais comum das cãibras musculares é a perda de sódio e líquidos. Caso apresente este problema durante o exercício, alongue a região para neutralizar a contração. Depois, massageie a área para estimular a corrente sangüínea. Se o problema persistir, é bom conversar com um especialista para modificar alguma coisa em seus hábitos diários, inclusive no aspecto alimentar.


Tenha objetivos reais

Não coloque metas impossíveis de ser alcançadas. Seja realista! Nada de soluções mirabolantes para obter resultados rápidos.Um passo de cada vez e aos poucos você consegue. Assim você não desistira de continuar e sua saúde vai agradecer!

Bons treinos!!!

 

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.