20100131

* Suplementação de proteína


Nos últimos anos, a nutrição tem sido alvo de crescente interesse por parte de atletas e praticantes de atividades físicas, cada vez mais conscientes dos benefícios que uma alimentação adequada pode trazer quando associada ao treinamento de forca ou atividade aeróbia.

Cuidando de sua alimentação, você consegue manter a sua saúde, preservar sua composição corporal, favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas a atividade física, retardar a fadiga aumentando a resistência ao exercício, incrementar a massa muscular (hipertrofia) e auxiliar na recuperação de lesões ou danos eventualmente provocados pelo exercício.

A hipertrofia vem sendo muito estudada pelos nutricionistas e profissionais de educação física, uma vez que a síntese protéica, ou anabolismo, é um dos principais focos dos praticantes de atividade física.

Alguns fatores não modificáveis, como a genética, são cruciais no incremento de massa muscular, porem outros podem ser manipulados para o alcance deste objetivo como: exercício, estado de treinamento e ingestão de alimentos.

Muitas estratégias nutricionais são utilizadas para o aumento da massa muscular. Dentre elas estão a ingestão de carboidrato e de carboidrato associado a proteína.

As células animais não sintetizam todos os aminoácidos, sendo que alguns devem ser ingeridos com o alimento. Assim, eles podem ser classificados em dois tipos: os essenciais, que não podem ser sintetizados pelo corpo e não essenciais, que são sintetizados pelo organismo.

De acordo com especialistas, a síntese protéica esta aumentada durante aproximadamente 48 horas apos uma sessão de treinamento de forca. O aumento da massa magra, obviamente é resultado de um balanço nitrogenado positivo e crônico e a ingestão de proteínas tem grande papel no ganho de massa magra.

Experimentações em cobaias vem se tornando uma opção nos laboratórios de pesquisas cientificas para avaliação de parâmetros metabólicos e funcionais relacionando suplementação de aminoácido e exercício.

Não apenas as melhoras de performance física e dos benefícios de composição corporal de praticantes do treinamento de força pode-se observar com a ingestão de proteína. Benefícios clínicos também são bem abordados pela literatura científica, como por exemplo, a utilização da Whey Protein.

Em uma série de condições clínicas tais como câncer, AIDS/HIV e hepatite, os benefícios à saúde da suplementação com a Whey Protein são bem documentados.


A proteína do soro do leite é uma ampla fonte de cisteína podendo, por isto, aumentar os níveis de glutationa.

A glutationa é a peça central do sistema de defesa antioxidante do organismo que protege as células contra danos provocados por radicais livres, poluição, toxinas, infecções e exposição a raios ultravioletas. Os níveis de glutationa diminuem com a idade e este declínio é associado à fase inicial de muitas doenças relacionadas ao envelhecimento, tais como o mal de Alzheimer, catarata, o mal de Parkinson e aterosclerose. Além disso, as concentrações de glutationa parecem determinar alterações na composição corporal como aumento da massa magra e redução da porcentagem de gordura.

Além do prejuízo à saúde, um balanço nitrogenado negativo pode ocorrer até mesmo quando a ingestão de proteína ultrapassa o padrão recomendado, se o organismo cataboliza (quebra) proteína em virtude da ausência de outros nutrientes energéticos. Indivíduo que pratica o treinamento de força pode consumir uma quantidade adequada ou excessiva de proteína, porém uma quantidade insuficiente de energia proveniente dos carboidratos ou dos lipídios. Nessa situação, a proteína passa a constituir o componente energético primário, o que gera um balanço protéico nitrogenado negativo, que acarreta a perda de massa muscular.

Uma orientação nutricional personalizada, juntamente com um treinamento adequado e bem elaborado, proporcionará aos praticantes grandes conquistas e excelentes resultados.







ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.