20100219

* Depois do carnaval eu começo


Passadas as festas de fim de ano e a folia do carnaval, a sensação é de que o ano vai começar de verdade. E com isso muitos decidem começar a fazer exercícios, uma atitude muito positiva já que ter uma atividade física regular traz bons resultados para a saúde.

Se você vai iniciar com alguma atividade física, a primeira providência é checar se está tudo em dia com o seu médico. Quem vai começar um treinamento do zero, seja na academia ou não, deve fazer um exame médicos e avaliar o seu condicionamento físico.

Outra medida importante é buscar um profissional especializado para acompanhar o seu treinamento e sua dieta.

A melhor forma de iniciar um programa de condicionamento físico é escolher um exercício do qual você goste e que se encaixe na sua rotina diária.

Regra básica para qualquer atividade física: começar devagar, respeitando-se limites individuais e o tempo que você ficou inativo. Ter metas de curto e médio prazo que sejam de fato possíveis de se atingir.

É importante que você não tente entrar em forma muito rapidamente: seu corpo precisa de tempo para se adaptar à nova rotina. Não tenha pressa, à medida que seu condicionamento for melhorando, você poderá aumentar o tempo e a intensidade dos exercícios.

O que os nutricionistas recomendam é fugir a todo custo de dietas milagrosas, que prometam resultados maravilhosos em poucos dias. Nesse tipo de dieta geralmente se corta algum item do cardápio, como carboidrato ou proteína, mas depois quando o item é reincorporado às refeições a pessoa ganha peso de novo.

O ideal é manter uma dieta mais balanceada, com frutas, verduras, proteína e carboidrato. E é bom também controlar doce, bebida alcoólica e fritura. Com essas medidas simples, aliadas a algum exercício físico, já da pra perder uns quilinhos.

Nunca fazer exercício em jejum, isso acaba provocando efeito contrário, pois o organismo com pouca energia bloqueia o gasto calórico.

Não importa qual seja sua condição física, o ideal é fazer um check-up de rotina antes de iniciar qualquer programa de exercícios, principalmente se você se enquadrar em algum dos seguintes casos:



  • Mais de 60 anos;

  • Mais de 35 anos e fora de forma (não faz exercícios físicos a algum tempo);

  • Obeso;

  • Fumante;Hipertensão, doenças cardíacas, diabetes ou outros problemas de saúde;

  • Histórico familiar de doenças cardíacas antes do 50 anos.

Mesmo que você seja portador de alguma doença, poderá iniciar um programa de exercícios, desde que tome as devidas precauções. Consulte seu médico. Ele poderá dizer se um esforço físico maior poderá trazer riscos a você.

Estar em boa forma não é apenas uma questão estética, o exercício promove saúde, proporcionando qualidade de vida. Portanto, escolha o equilíbrio certo entre atividade física, alimentação que se adaptem a seus objetivos pessoais e dedique tempo e esforços que combinem com seu nível atual de vida. Este é o segredo para atingir bons resultados.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.