Se você vai iniciar com alguma atividade física, a primeira providência é checar se está tudo em dia com o seu médico. Quem vai começar um treinamento do zero, seja na academia ou não, deve fazer um exame médicos e avaliar o seu condicionamento físico.
Outra medida importante é buscar um profissional especializado para acompanhar o seu treinamento e sua dieta.
A melhor forma de iniciar um programa de condicionamento físico é escolher um exercício do qual você goste e que se encaixe na sua rotina diária.
Regra básica para qualquer atividade física: começar devagar, respeitando-se limites individuais e o tempo que você ficou inativo. Ter metas de curto e médio prazo que sejam de fato possíveis de se atingir.
É importante que você não tente entrar em forma muito rapidamente: seu corpo precisa de tempo para se adaptar à nova rotina. Não tenha pressa, à medida que seu condicionamento for melhorando, você poderá aumentar o tempo e a intensidade dos exercícios.
O que os nutricionistas recomendam é fugir a todo custo de dietas milagrosas, que prometam resultados maravilhosos em poucos dias. Nesse tipo de dieta geralmente se corta algum item do cardápio, como carboidrato ou proteína, mas depois quando o item é reincorporado às refeições a pessoa ganha peso de novo.
Nunca fazer exercício em jejum, isso acaba provocando efeito contrário, pois o organismo com pouca energia bloqueia o gasto calórico.
Não importa qual seja sua condição física, o ideal é fazer um check-up de rotina antes de iniciar qualquer programa de exercícios, principalmente se você se enquadrar em algum dos seguintes casos:
- Mais de 60 anos;
- Mais de 35 anos e fora de forma (não faz exercícios físicos a algum tempo);
- Obeso;
- Fumante;Hipertensão, doenças cardíacas, diabetes ou outros problemas de saúde;
- Histórico familiar de doenças cardíacas antes do 50 anos.
Mesmo que você seja portador de alguma doença, poderá iniciar um programa de exercícios, desde que tome as devidas precauções. Consulte seu médico. Ele poderá dizer se um esforço físico maior poderá trazer riscos a você.
Estar em boa forma não é apenas uma questão estética, o exercício promove saúde, proporcionando qualidade de vida. Portanto, escolha o equilíbrio certo entre atividade física, alimentação que se adaptem a seus objetivos pessoais e dedique tempo e esforços que combinem com seu nível atual de vida. Este é o segredo para atingir bons resultados.