20100324

* Muito esforço pra nada


Quando praticamos musculação nossa ação principal é estressar a nossa musculatura a fim de que ela se recupere mais forte. Dependendo do tipo do trabalho desenvolvido e do objetivo pode-se ganhar volume muscular, ganhar resistência muscular ou fortalecimento localizado.
Você vai todos os dias a academia, fica lá horas, suando e cumpre com a obrigação do dia. Mas e o resultado, cadê?


As vezes o treinamento é bem feito mas não observamos resultados, isso porque algum dos três principais fatores para desenvolvimento muscular não está sendo observado.

  • Primeiramente o treinamento realizado de forma periodizada e seguindo as alternâncias de volume e intensidade programadas. É simples, ter um controle de cada fase de treinamento, faz a diferença.

  • Em segundo lugar a recuperação. No momento em que estamos realizando a série de musculação não é onde teremos os ganhos reais, aquilo conseguido durante a realização do exercício é retenção hídrica e não corresponde ao ganho muscular. O verdadeiro ganho se dá durante o repouso, mais precisamente durante o sono, e não é qualquer sono, somente conseguiremos a recuperação total com um sono noturno (de preferência antes das 23:00 horas) com duração de pelo menos 7 horas seguidas, pois é nesse período que os hormônios atuam de maneira mais eficaz para restaurar a musculatura estressada durante o exercício.

  • E o terceiro ponto, a dieta! O músculo precisa de nutrientes para se recuperar. Segundo os nutricionistas o nível de proteínas diárias deve estar em 0,8 a 1,6 g de proteína por quilo corporal. Se você for treinar de estômago vazio saiba que 40% da energia que você vai usar para fazer musculação sairá da própria massa muscular, ou seja, pior do que não fazer nada. Se você se alimentar direito 40 minutos antes e logo após a série de musculação a massa muscular utilizada durante o treino será de 15%, muito melhor. Mas se durante a musculação você ainda ingerir algum carboidrato esse percentual cai para apenas 3% e ai você começa a ganhar musculatura. Muito importante é o tipo de carboidrato que será consumido na musculação. O recomendado são soluções que contenham cadeias complexas de glicose ( a maltodextrina por exemplo), que deve ser consumida no mínimo 11g de carboidrato para 200ml de água a cada hora de musculação.

  • E este sim é o mais importante ponto a enfatizar: a orientação profissional é mais eficaz! Não faça séries copiadas, respeites os seus limites. Não jogue dinheiro fora comprando suplementos sem orientação. Em cada fase de treinamento, uma dieta específica.

Mexa-se!!! E ganhe saúde!


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.