20100408

* Agita Mundo


Instituída pela Organização Mundial de Saúde, na data de 6 de abril comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física. Tendo como base o programa brasileiro “Agita Mundo”, realizado desde 1997, na época apenas em São Paulo. No Brasil, para celebrar o dia, o Ministério da Saúde promove eventos nas capitais brasileiras e em mais de 300 cidades. Serão realizadas atividades físicas em praças, praias e outros locais públicos. O tema deste ano será “Eu sou do time que se movimenta pela saúde” e o objetivo é reduzir de 29% para 24% o percentual da população brasileira considerada sedentária. Como afirmam os especialistas, o sedentarismo é a principal causa de doenças cardiovasculares, diabetes e, principalmente, obesidade.


Nos próximos 20 anos, a estimativa mundial é a de dobrar a população de obesos e diabéticos, inclusive com mais idade, pois a expectativa de vida está aumentando. No Brasil, o estilo de vida sedentário está estimado em mais de 60% da população.


Recomendação


A Organização Mundial de Saúde recomenda, para a população em geral, 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, no mínimo cinco dias por semana, seguida de exercícios de força (8-10 repetições/série), pelo menos duas vezes por semana.ResistênciaA falta de tempo é o principal motivo das pessoas não iniciarem ou descontinuarem um programa de atividade física. Pacientes obesos se queixam mais de dificuldades do que pessoas de peso normal na prática dessas atividades.


Mudanças


Pequenas mudanças de conduta no dia a dia podem diminuir o grau de sedentarismo:


• No escritório, levantar mais vezes da cadeira, “carregar” mensagens entre departamentos, evitar o elevador.


• Em casa, sair com o cachorro, lavar o carro, mexer no jardim.


• Nos fins-de-semana, brincar com as crianças, passear e dançar.Essas atividades não programadas devem atingir, no mínimo, 150 minutos/semana.


• O uso de um pedômetro (monitorador de passos) é extremamente simples, prático e de baixo custo para avaliar o progresso da atividade física do dia a dia (qualquer movimento corporal). O mínimo a ser atingido/dia seria de 4.000 passos. Como recurso terapêutico - por exemplo, na obesidade e diabetes - deveria ser atingido 10.000 passos/dia.

http://www.agitamundo.org/site_br.htm


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.