20100728

* Diferenças entre homens e mulheres


Mulheres e homens são diferentes, isso não é novidade. Mulheres são de Vênus e homens são de Marte. Mulheres são emoção e homens são razão... Por aí vão uma série de definições e separações, que chegam a nos fazer pensar que homens e mulheres são TÃO diferentes entre si como alienígenas seriam diferente de nós humanos.

Bem, se formos considerar a exteriorizações de comportamentos (que são fruto de condicionamento cultural), realmente há muitas diferenças. E no aspecto físico também não é diferente...

Existem diferenças marcantes no treinamento para homens e para mulheres. Estrutura física, hormônios, funcionamento do organismo... São inúmeros os pontos que diferenciam o homem da mulher, e isso faz uma certa diferença para os treinos. A mulher tem menos massa magra que o homem e isto, com certeza, é um diferencial para a performance. Além disso, tem a oscilação hormonal durante todo o mês que pode atrapalhá-la. As diferenças existem e é importante conhecê-las e entendê-las para tirar o máximo de proveito dos treinos.

Culturalmente as meninas são criadas e orientadas para atividades físicas de menor intensidade e freqüência o resultam no futuro numa maior sensibilidade nos tendões e ligamentos, sujeitando as contusões.

Essas alterações afetam o treinamento? Sim, afetam - para o bem o para o mal. O lado chato é que na fase pré-menstrual (a TPM), o organismo feminino tem muita retenção hídrica, deixando a mulher mais pesada e com o metabolismo mais baixo. Resultado: bem-estar afetado e, consequentemente, performance reduzida em treinos e provas.

Mas calma, nem tudo é problema. A parte ótima é que a TPM pode ser amenizada com a prática regular de atividades físicas. Afinal, o exercício ativa o metabolismo, amenizando o processo natural do organismo.

A mulher tem menor quantidade de glóbulos vermelhos que o homem, sua oxigenação é reduzida e conseqüentemente sua capacidade aeróbia em relação ao sexo masculino. Pelo fato de apresentarem deficiência de ferro suas performances são menores, esta deficiência pode ser amenizada com a ingestão de vitamina C, para uma melhor absorção de ferro.

Outros fatores confirmam a diferença no treinamento, como por exemplo, quadris mais largos, articulação das coxas e músculos das pernas em ângulos menores, provocando um balanço lateralizado, tanto no andar como no correr. Como normalmente a sudorese da mulher evidencia-se em espaço menores, elas necessitam menor evaporação para melhor performance.

Em relação à massa magra (que na mulher é menor comparada ao homem), a mulher que treina corrida deve compensar a diferença realizando um trabalho de musculação paralelamente aos treinos. O trabalho complementar é o grande diferencial. A corrida, apesar de baixo impacto quando comparado aos movimentos de saltos, pela sua natureza cíclica repete o movimento sempre em cima do mesmo grupo muscular. Portanto, se o organismo que receber este estímulo estiver fraco, é comum a sobrecarga ir para o lugar errado, ou seja, para os ossos e articulações em detrimento à musculatura. Ou seja, a mulher, por ter menos massa magra que o homem, deve receber maior estímulo de força e construção de massa magra durante seus treinos de corrida ou paralelo à eles.

E lembre-se que a corrida, além de promover a perda de peso (objeto de desejo feminino), proporciona bem-estar e condicionamento aeróbico. Ideal para todos, homens e mulheres!!

E se você só treina musculação, sem essa de não querer malhar os braços heim?! Nossos músculos não irão se hipertrofiar ao ponto de ficar menos feminino. Algumas mulheres possuem uma genética privilegiada que conseguem obter um ótimo resultado com o treinamento. Mas os músculos da mulher em média, no entanto, não se hipertrofiam em EXCESSO. A não ser que usem hormônios para tal objetivo.

A melhor performance é adquirida através do treinamento de boa qualidade, boa vontade só não basta, somente ATINGE o OBJETIVO aquele que tiver POTENCIAL e DISCIPLINA.

Bons treinos!



ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.