20100720

* Efeito do exercício em grandes altitudes

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude.
 
Quem vive em cidades ao nível do mar ou em localidades relativamente baixas não está acostumado às condições atmosféricas das grandes altitudes, portanto, o organismo sente o impacto da mudança e precisa de tempo para se adaptar. 



Quanto maior é a altitude, menor é a pressão atmosférica e mais rarefeito é o ar que respiramos. Também há uma redução na temperatura, que cai em média 6,5 graus a cada 1.000 metros de altura. Por fim, há um aumento na intensidade dos raios solares (que, aliás, podem provocar graves queimaduras). Com o ar rarefeito, somado ao incômodo provocado pelas condições climáticas mais duras, o funcionamento do organismo muda, e podem ocorrer efeitos desconfortáveis.

Acima de aproximadamente 1600m de altitude alguns indivíduos já podem começar a sentir os efeitos da altitude sobre o organismo, como dor de cabeça e vertigem. Acima de 2500m estes efeitos já se tornam mais latentes. De acordo com a idade, o condicionamento cardiovascular e muscular e da existência de doença prévia, o indivíduo pode apresentar desde pequena sensação de desconforto, dificuldade para respirar até um quadro grave de edema pulmonar. 



O corpo responde da seguinte maneira: a frequência respiratória aumenta, a frequência cardíaca se acelera e a concentração de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio para os músculos, aumenta no sangue. Nesse período de adaptação, os sintomas mais comuns são respiração curta, dores de cabeça, náusea, vômitos, tontura, insônia (em dois terços dos casos) e perda de apetite (em um terço das pessoas).

TERRERÃO: 3,7km de caminhada... "morro acima"

Indivíduos normotensos podem apresentar pequena elevação da pressão arterial com a altitude e pacientes hipertensos podem sofrer posterior aumento. Pacientes com hipertensão arterial que planejam viajar para altas altitudes devem consultar seus médicos para orientação. Medidas preventivas tais como pequeno aumento na dosagem de anti-hipertensivos, dieta hipossódica e restrição da atividade física nos primeiros dias podem estar indicadas.
"só um pouco cansada"

É impossível prever se alguém sofrerá com os sintomas ou terá uma adaptação tranquila. Calcula-se que os sintomas negativos sejam sentidos por cerca de 15% das pessoas a 2.000 metros de altura. O índice sobe para 60% quando se chega a 4.000 metros. A mais de 5.000, todas as pessoas sentem algum tipo de efeito negativo. 

Qualquer pessoa está sujeita ao problema – fatores como idade ou sexo não são determinantes. A característica que mais pesa na definição de quem sofre ou não com os efeitos da altitude é a condição física. Geralmente, quem está bem condicionado lida melhor com a situação. O bom preparo e o fôlego em dia, porém, não garantem totalmente que uma pessoa ficará livre dos sintomas.


 PICO: 6,9 km de subida...Desafio superado!!! 
Valeu todo o esforço! =)


Durante a descida...

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.