20100815

* Os motores da vida



Quanto mais minuciosamente os cientistas investigam os músculos humanos, mais surpresos ficam com seu desempenho e sua capacidade de crescer rápido, em tempo cada vez menor, por meio de novas técnicas de exercícios. Os resultados das pesquisas aperfeiçoam métodos de treinamento, e confirmam: o condicionamento localizado é a melhor prevenção contra problemas de saúde.
Os músculos são verdadeiras obras-primas, pacotes de força que, no organismo humano, pesam tanto quanto todo o sangue, os ossos, o cérebro e o fígado juntos. Dois mil genes, que produzem 2.900 proteínas diferentes, são responsáveis por sua formação e função. Para alguns cientistas, os músculos já constituem o órgão mais complexo do nosso organismo, ao lado do cérebro.
Nos últimos tempos, um número crescente de pesquisadores vem se dedicando ao estudo dos "motores da vida" e fazem descobertas sensacionais.
Como é possível aumentar a massa muscular de modo eficiente e saudável? Essa questão vem ocupando tanto os médicos como os cientistas do Esporte.
O ensinamento clássico parte do princípio de que um treinamento regular e controlado leva ao sucesso; paciência e perseverança, e, portanto, muitas sessões de prática, são considerados fatores decisivos. Por trás disso, encontram-se, aparentemente, os hábitos de trabalho repetitivo do mundo industrializado: "quanto mais, melhor". Quem quiser incrementar seu rendimento, precisa se exercitar com maior frequência. Ir a academia 2 ou 3 vezes por semana, é melhor do que não fazer nada, mas se você realmente deseja conquistar o seu objetivo, precisar aumentar para 5, 6 vezes por semana.
A musculação intensiva protege, pois quem acumula massa muscular também aumenta as substâncias mensageiras, hormônios, que circulam no sangue. Suas ordens pulsam pelo nosso corpo 24 horas por dia, e regulam o metabolismo. Por isso, uma musculatura fortalecida faz com que os açúcares e as gorduras, por exemplo, ainda sejam suficientemente sintetizados, mesmo quando estamos lendo o jornal deitados no sofá.
Além disso, quanto mais velhos ficamos, mais os nossos músculos encolhem, se não fizermos nada contra isso. È como dizem por aí, a regra é clara: 10% menos força muscular por década de vida. O termo assustador para isso é "sarcopenia": a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento. Pessoas afetadas por essa condição podem cair com mais frequência e se ferir. O silencioso terror da idade não se chama Mal de Alzheimer nem problema cardiocirculatório, mas é essa perda muscular, que transforma pessoas não treinadas em pacientes debilitados, com pouca mobilidade, que necessitam de cuidados. Apenas três semanas de repouso na cama nos enfraquecem mais que duas décadas de envelhecimento natural.

Ta esperando o que? MEXA-SE!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.