20100805

* Suplementação com termogênicos



 A suplementação com termogênicos aliada à prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada favorece resultados eficientes de definição corporal
Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes alimentos, por si só, não devem ser encarados como milagrosos.
Os suplementos termogênicos possuem ingredientes ativos nas proporções ideais e com uma ação sinérgica para um efeito positivo sobre o metabolismo. Os termogênicos são produtos que têm como objetivo principal ajudar no emagrecimento e dar mais “pique” para treinar. Existem vários no mercado, para todos os gostos e bolsos.
Os termogênicos também são conhecidos como “fat burners“, ou queimadores de gordura. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, mais disposição para atividades físicas e mentais e, como consequência, um pequeno aumento da temperatura corporal. Este é o efeito chave.
A suplementação com termogênicos especialmente aliada à prática de atividades físicas e dietas com balanço calórico negativo, criam um ambiente propício para a redução das reservas lipídicas e o emagrecimento através da mobilização da gordura corporal, visando a sua utilização como fonte de energia. Esse mecanismo de ação fornece o suporte necessário para uma perda de peso mais rápida e um ganho maior na definição muscular, além de promover um maior aporte energético, que é indispensável para a prática de atividades físicas.
Como o corpo humano é uma máquina que trabalha com um sistema interno de controle da temperatura que mantém 36,5ºC em média, qualquer mudança obriga o sistema a trabalhar para tentar ajustar a temperatura de volta a esse valor, usando a gordura como energia para a realização dessa tarefa. Por isso o nome “fat burner”.
Quando se fala em emagrecimento ou perda de peso deve ser levado em consideração que o mais importante é perder gordura e manter massa muscular para favorecer que os seus músculos fiquem à mostra, só assim é possível atingir uma boa definição corporal.
Existem dois tipos de termogênicos, os que contêm e os que não contêm efedrina.
Os produtos com efedrina são mais eficientes e mais prejudiciais também, por isso esta substância está proibida no Brasil e na maioria dos estados norte-americanos, pois seus efeitos colaterais, entre eles a possibilidade de um ataque cardíaco, são arriscados demais.
Já os produtos que não têm efedrina usam uma combinação básica de cafeína e sinefrina, que tem efeito similar à efedrina, embora numa intensidade muito menor e menos arriscada.
Os produtos sem efedrina podem ser usados para ajudar no emagrecimento, desde que se respeitem algumas regras:
  • Pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta, devem ficar longe desses produtos e usar alternativas para manter a forma;
  • Pessoas que usam remédios para o sistema nervoso não devem usar sem consultar seu médico;
  • Para prevenir que seu corpo não vicie nos efeitos da adrenalina e fique prostrado quando parar de usar, siga as doses recomendadas por quatro dias e pare por três dias seguidos;
  • O produto deve ser ingerido com um copo grande de água;
  • Evitar radicalmente o consumo de mais do que uma dose de álcool nos dias em que estiver usando o produto.
Alimentos Termogênicos
Agora indo para a ajuda dos alimentos, toda ajuda saudável é bem-vinda quando se está disposto a perder peso. Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém até com eles devemos ter moderação na hora de consumir. Apesar de acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível. Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono.
Entre os principais “queimadores” de gordura estão: gengibre, vinagre de maçã, pimenta vermelha, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e produtos derivados do chocolate amargo.
O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, mas vale ressaltar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica.
É sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.
Não há mágicas. Quero deixar claro para quem pensa que pode emagrecer apenas comendo alimentos termogênicos que, para que produzam o resultado esperado, eles precisam ser associados a uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas.
Os termogênicos aceleram o metabolismo e o processo de emagrecimento, mas eles precisam estar associados a um estilo de vida saudável e com uma rotina de treinamento para o efeito ser mais rápido e mais saudável.
Sugetão de exercício:
FAÇA MUSCULAÇÃO OBJETIVANDO O AUMENTO DA MASSA MUSCULAR

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.