20110517

* Hidratação: especialistas alertam para cuidados necessários durante o treino


Todo corredor deve beber entre 200 e 300ml de água a cada 20 minutos de treino. Após a primeira hora, ingestão deve ser de isotônicos.

Nada melhor do que terminar um treino e poder relaxar bebendo um copo d’água. Mas, segundo especialistas, é fundamental que a hidratação seja feita também durante a corrida. Antes de ir para a rua ou para a academia, é importante que o corredor não deixe de lado a garrafinha. A quantidade de água a ser ingerida pode variar de uma pessoa para outra, mas o importante é que o consumo seja feito de maneira intervalada, garante a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

- A cada 20 minutos, o corredor tem que tomar o equivalente a um copo de água, o que representa uma quantidade entre 200 e 300ml. No final da atividade, ele vai ter perdido muita água com a transpiração e poderá avaliar pela diferença de peso ou pela cor da urina. Se a urina sair concentrada, com um amarelo forte, ele vai ter que tomar uns 500ml de água após o treino - diz o médico.
A água deve ser consumida apenas na primeira hora de treino. Segundo os nutricionistas, caso a atividade passe desse período, a hidratação pode ser feita à base de isotônicos, que também devem ser ingeridos a cada 20 minutos, para repor também os sais eliminados durante a transpiração.

Importância da hidratação
A falta de cuidado com a hidratação pode levar a diversos tipos de problemas. Desde danos mais leves, como vômitos e dores musculares, até, em casos extremos, à morte.

O principal da hidratação mal feita é a elevação da temperatura corporal, levando a um quadro de hipotermia. Desde um simples enjôo e náusea, até desmaios, e em casos extremos, de decorrência rara até a morte.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.