20110930

* Termogênicos e emagrecimento


Os termogênicos são inofensivos? - Por Eliana Louzada

   Você provavelmente já ouviu falar que chá verde emagrece, que vinagre de maçã é melhor que o vinagre comum, que linhaça ajuda na dieta, dentre outras coisas. Mas você sabe se realmente estes alimentos ajudam a perder peso e como eles funcionam? Você já parou pra pensar que, assim como remédios, pode haver contra-indicação ou efeitos colaterais? É importante conhecer mais sobre aquilo que consumimos para que não haja riscos à saúde e para que possamos usar o que há de novo no mercado a nosso favor. 

Para começar, é preciso entender como o processo de emagrecimento funciona de um modo geral, assim não seremos levados de um lado para outro por promessas de produtos milagrosos e propagandas enganosas. 

   Quando falamos em emagrecimento, estamos falando consequentemente em gasto de energia corporal. A energia corporal pode ser gasta pela realização de trabalho (ou seja, exercícios físicos) ou pela produção de calor. Este processo é chamado de termogênese e pode ser influenciado pela temperatura ambiente e pela alimentação. A exposição ao frio, por exemplo, aumenta a produção de calor no corpo e consequentemente aumenta também o gasto de energia. Existem também substâncias usadas por atletas para melhorar a performance física e a concentração (substâncias ação ergogênica) que, além dos exercícios físicos com alta intensidade, aumentam consideravelmente a liberação de hormônios que "queimam" gordura pois a utilizam como fonte de energia. 

   A alimentação também promove a termogênese. Veja alguns exemplos de alimentos que apresentam propriedade termogênica: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, casca da laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate. Atualmente são encontrados no mercado muitos suplementos que prometem o emagrecimento rápido: cafeína, chá verde, guaraná em pó, dentre outros. Mas como os termogênicos funcionam? Eles realmente ajudam a perder peso e a queimar as gorduras indesejadas?
Os termogênicos aumentam a produção do calor através da elevação dos batimentos cardíacos, consequentemente, eles aumentam o gasto de energia (principalmente da gordura). Em outras palavras, o consumo de termogênicos ajuda a emagrecer porque faz com que o organismo queime mais gordura. Os produtos mais utilizados para isso são: cafeína, efedrina, anfetaminas, pimenta, Pholia Negra, Pholia Magra, Citrus Aurantium, guaranâ em pó ou em cápsula. O número de pesquisas para encontrar novas susbtâncias com tal característica continua crescendo devido à grande procura por produtos para emagrecer. No entanto, existem vários estudos conflitantes nos quais não se encontram tais efeitos na melhora da performance. Para que ocorra um emagrecimento é necessário que juntamente com o uso do termogênico seja realizada uma dieta de baixa caloria.
  A cafeína é uma substância que a literatura demonstra claramente os efeitos termogênicos, mas indivíduos com predisposição ao aumento da pressão arterial precisam ser cautelosos no seu consumo pois é contra-indicado em indivíduos hipertensos. O uso de substância termogênica requer uma avaliação individual considerando vários aspectos importantes, tais como: hipertensão, resistência a insulina, hipoglicemia, alterações na glândula da tireoide, depressão, fadiga crônica; uma vez que, devidos aos efeitos colaterais, o indivíduo submetido a tal uso poderá potencializar distúrbios pré-existentes.
   O horário do consumo do termogêncio também deve ser avaliado com cuidado. Pela manhã ocorre um aumento na pressão arterial devido à reação do corpo ao momento de despertar (há um aumento da liberação do cortisol com a finalidade de aumentar a temperatura corporal promovendo assim o despertar todas as manhãs). O consumo de termogênicos no mesmo horário da prática de exercícios físicos (principalmente pela manhã) pode representar um risco à saúde, especialmente em indivíduos que apresentam fatores de riscos cardiovascular tais como: circunferência da cintura elevada <88/90cm, obesidade, hipertensão, apneia do sono, resistência à insulina. Portanto, o uso sem orientação adequada é um fator de risco cardiovascular.
  Todos nós já lemos ou ouvimos alguma vez que não se deve tomar remédios ou começar uma dieta sem orientação de um profissional da área. Por isso é importante estar sempre informado sobre o funcionamento dos produtos que consumimos sobre o organismo, ainda que não se esteja de dieta.
ELIANA LOUZADA
· Mestre em Educação Física: Obesidade
· Nutricionista
· Personal Trainer

Docente no cursos de Pós graduação da Universidade Gama Filho
· Obesidade e Emagrecimento
· Bases Nutricionais da Atividade Física

Criadora do projeto social: www.segundaeucomeco.com.br

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.