20120221

* Tênis minimalista



Tênis minimalista é aquele que simula a corrida descalça. Todo mundo fala que os tênis minimalistas são ligeiros, porém, poucos sabem que eles são denominados “tênis mínimo”. O solado do tênis tem que ser fino e sem amortecimento para que você possa perceber as diferenças o piso por ande você passa. É um modelo que não interfere em nada o modo natural de caminhar ou correr. Foi projetado para imitar o exercício com os pés descalços, mas com proteção de tração e durabilidade. Um dos fatores importantes é não ter diferença de altura entre o calcanhar e a frente dos pés, ou seja, sem salto, para que o corredor fique desde o início da corrida na postura correta e não com o corpo projetado para frente.
Em 1960, o etíope Abede Bikila venceu a maratona olímpica correndo com os pés descalços. Três décadas mais tarde, Ken Bob Saxton completou sua primeira maratona correndo com os pés descalços, em 4h12m. Mesmo assim, foi só em 2009 que a corrida com os pés descalços se transformou em um assunto polêmico. O maior incentivo foi o livro Born to Run ( literalmente, “nascidos para correr”), de Christpher McDougall. Embora trate da história doa índios mexicanos Tarahumara, que correm com os pés descalços ou calçando huraches, sandálias de feitas apenas com tiras de borracha de pneu. Os capítulos do livro concluem que os tênis de corrida contribuíram pouco para prevenir lesões.
A popularidade dos tênis minimalistas como Nike free (extremamente leve, flexível e ventilado). E do Vibram FiveFingers ( luva para os pés, com solado de borracha) intensificou as discussões.
De acordo com o SportsOneSource, uma firma de investigação do mercado esportivo, os calçados ligeiros representam cerca de 28% do mercado de tênis de corrida no mundo.
Muitas das grandes marcas estão desenvolvendo tênis mínimos ou quase e a confusão vai aumentar. O importante é sabermos nos informar e não sermos influenciados facilmente pelo marketing dessas empresas.
Correr descalço ou com tênis minimalista deixa o peso do corpo no meio do pé. Especialistas em biomecânica, sugerem que esses modelos não sejam usados por iniciantes. Ao usar o tênis com o conceito de pé descalço tendem a aumentar o recrutamento muscular, gerando uma sobrecarga maior. Ainda afirmam, que os iniciantes na corrida, não possuem uma musculatura forte e adaptada e o uso pode acarretar em lesões. Mesmo no caso de experientes, o uso contínuo não é indicado. E sim alternar com modelos que tenham um maior amortecimento.


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.