20121002

* Qualidade x Quantidade no treinamento



No treinamento, qualidade e quantidade são duas variáveis interdependentes. A sua combinação varia de acordo com a modalidade esportiva praticada, a fase do treinamento que o atleta se e, principalmente, ajustada de acordo com o nível de assimilação que cada indivíduo possui. Obviamente, há muito mais questões envolvidas no processo de elaboração do treinamento de um atleta.
A qualidade refere-se à intensidade aplicada ao estímulo físico, por exemplo, a velocidade desenvolvida em treino específico para aumentar a tolerância ao esforço, para corredores de rua. Utiliza-se velocidade acima da média que se mantém em uma prova de distância maior (10km ou outra), e percorre-se distância menor. Outras formas de controle da qualidade do treino são a frequência cardíaca (definida através de teste de esforço máximo), inclinação em esteira ou peso de exercício muscular.
A quantidade refere-se ao volume total de treino, por exemplo, a distância de 80km de corrida, distribuída na semana, para um atleta maratonista. O tempo, o número de exercícios, séries e repetições em musculação também são exemplos de controle de volume.
A quantificação errada dessa relação, não considerando necessidades físicas e possíveis limitações ou deficiências, pode promover dois tipos de síndromes por excesso, o Overuse e o Overtraining. Overuse vem de “excesso de uso”, acometendo músculos, tendões, ligamentos e ossos. Tendinites, fraturas por estresse e rompimento de ligamentos são comuns nesse quadro clínico. Overtraining vem de “excesso de treinamento”, sendo geralmente associado à fadiga generalizada. Exames de sangue apresentam mudanças nos parâmetros clínicos. Vem normalmente acompanhado de alterações de humor, irritabilidade, insônia, redução no desempenho competitivo, falta de vontade de treinar, entre outros.
A popularização da corrida de rua trouxe uma necessidade. Entender como cada indivíduo responde às variações entre quantidade e qualidade do treinamento de corrida. Essa é uma das funções de uma ASSESSORIA, controlar o volume e a intensidade do seu treino, planeja-lo de acordo com seu nível de condicionamento atual e objetivo. Cuidar do seu corpo e saúde, só depende de você.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.