20121019

* Corrida de 5km




Correr 5 km pela primeira vez exige um condicionamento físico não tão apurado, adquirido por um treinamento regular e constante, que basicamente consiste em desenvolver a resistência aeróbica e a muscular, que se consegue por meio das caminhadas e corridas em ritmo leve a moderado. Alunos iniciantes conseguem completar uma prova de 5km com 30 a 40 min. O resultado final, vai depender do condicionamento inicial, sexo, idade e da sua dedicação.

Antes de sair correndo por aí, que tal um check-list para ver se está tudo o.k.? Dessa forma, você se exercita com saúde e segurança, e cruzará a linha de chegada antes mesmo do que imagina. Fale com seu médico sobre sua decisão e ele certamente vai prescrever todos os exames necessários.

Use roupas adequadas. Legging, shorts, bermuda, tanto faz. O importante é que o tecido seja desenvolvido para a prática esportiva e permita a transpiração, pois, literalmente, você suará a camisa. Aliás, camisetas e regatas são muito bem-vindas, especialmente as feitas com estes tecidos especiais de secagem rápida e menor absorção de líquidos. Para as mulheres, vale a pena investir em um top mais reforçado nas alças para a corrida, desta forma você evita o desconforto durante o exercício.


Você também deve investir num monitor cardíaco, como o nome diz monitora a sua frequência cardíaca. Esse aparelho, atrelado àquele exame cardiológico que você fez antes de começar a treinar, vai permitir descobrir os seus limites. Isso é muito importante para nortear um treinamento de sucesso.

Um bom programa de treinos, sempre leva em consideração sua rotina, horários e compromissos. O ideal para quem está começando é correr em dias alternados, de três a quatro vezes por semana.
E lembre-se, descanso também é treino. Procure respeitar o mínimo de horas de sono necessárias para você. O sono é a melhor forma de recuperação para seu corpo.

Fique atento também à sua nutrição, principalmente antes e após os treinos. Isso garantirá energia para exercitar-se e em seguida, auxiliar sua recuperação.

Talvez você não se apaixone pelo exercício logo de cara. Mas garantimos que, depois de  6 ou 8 semanas, você não vai mais parar de correr.

A corrida pode parecer um esporte solitário, mas é só você sair por aí para encontrar novos companheiros de treino. E se você frequentar sempre o mesmo lugar para treinar, verá como esse esporte é capaz de unir as pessoas.

Procure uma assessoria de corrida em sua cidade. Converse com um profissional de educação física, ele será o responsável em controlar todo seu treinamento. Copiar planilhas da internet pode não ser uma alternativa das mais sensatas. O seu treino vai ser elaborado e modificado, de acordo com seu nível de treinamento e evolução com o passar das semanas.

Agora está na sua mão! Procure seguir as dicas e não perca essa oportunidade de COLOCAR A PREGUIÇA PRA CORRER e sair do sedentarismo. Levante do sofá agora mesmo e vá treinar. Siga o treino abaixo e, em pouco mais de 2 meses, você estará apto a participar da sua primeira corrida de 5 Km.




ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.