20130626

Osteoporose e osteopenia


A osteoporose é uma doença que promove a perda progressiva da massa óssea e provoca uma alteração da microestrutura dos ossos. A osteoporose provoca um aumento no risco de fraturas. A fragilidade óssea pode chegar ao ponto em que ocorram fraturas espontâneas, principalmente na coluna vertebral e no 1/3 proximal do fêmur, fazendo com que o ortopedista tenha que fazer uma cirurgia, para evitarmos essas fraturas é fundamental o prevenção e o tratamento.
A osteoporose é normalmente uma doença silenciosa e pode ter como único sintoma dor nas costas ou o primeiro sintoma pode ser uma fratura.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OSTEOPOROSE E OSTEOPENIA ?

A osteopenia é um estágio anterior a osteoporose, a sua definição está associada a quantidade de perda óssea, ou seja, na osteopenia temos um perda óssea, porém, essa perda óssea é menor que na osteoporose.
A OMS gradua a perda óssea em estágios.

Resultado da densitometria:
Resultados acima da média ou com uma perda óssea até - 1,0 DP ( DP é o desvio padrão da média e o sinal de “ - “ indica perda óssea ) o exame de densitometria é dito normal.
Se a perda óssea estiver entre - 1,0 e - 2,5 DP dizemos que o paciente tem osteopenia.
Se a perda for > - 2,5 DP classificamos o paciente como tendo osteoporose.

A osteopenia não é tão grave quanto a osteoporose, porém, o risco de fraturas também está aumentado. A osteopenia também deve ser tratada. Converse com o seu ortopedista.

O QUE CAUSA A OSTEOPOROSE ?
A osteoporose é uma doença multifatorial na maioria dos casos.
A seguir alguns dos fatores que ajudam no desenvolvimento da osteoporose:

• IDADE – Todos perdemos massa óssea com o passar dos anos e a medida que a população envelhece temos mais casos de osteoporose. 90% do cálcio que iremos levar para o resto da vida é acumulado no organismo até os 25 anos de idade. Dos 25 aos 40 anos acumulamos os 10 % restantes ( existe uma certa controvérsia em relação a estes dados e alguns autores afirmam que dos 30 aos 40 anos temos uma certa estabilidade na massa óssea, porém todos concordam que a partir da idade próxima aos 40 anos iniciamos a perda da massa óssea )

• HEREDITARIEDADE – A história familiar de fraturas, ter a pele muito branca e ser muito magro podem aumentar o risco do aparecimento da osteoporose.

• NUTRIÇÃO E ESTILO DE VIDA – Pacientes mal nutridos, principalmente com uma baixa ingestão de cálcio, sedentários, fumantes e com consumo regular de álcool estão sujeitos ao desenvolvimento da osteoporose
.
• USO DE MEDICAMENTOS E OUTRAS PATOLOGIAS – A osteoporose está associada ao uso continuado de corticoesteróides e a algumas doenças sistêmicas como os problemas de tireóide.

O QUE DEVE SER FEITO PARA PREVENIR A OSTEOPOROSE E FREAR A SUA PROGRESSÃO ?
HÁ UMA SÉRIE DE MEDIDAS QUE PODEMOS TOMAR PARA PREVENIR E TRATAR OSTEOPOROSE.
Inclua nas suas refeições diárias uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D.

EXERCÍCIOS REGULARES

Como os músculos, os ossos necessitam de atividades físicas para se manterem fortes. Independente da idade os exercícios físicos melhoram a massa óssea, alem de promover outros benefícios, principalmente cardiovasculares.
Os estudos mostram que a prática de exercícios regulares de intensidade moderada e regulares ( 3 a 4 vezes por semana ) é efetiva na prevenção e no tratamento da osteoporose.
Os exercícios antigravitacionais como caminhar, correr, subir escadas, andar de bicicleta, pilates e a musculação são provavelmente os melhores exercícios para o tratamento e a prevenção da osteoporose.

A hidroginástica é um excelente exercício para as articulações, principalmente em pacientes idosos, porém, parece ser menos efetivo que os exercícios antigravitacionais na prevenção e no tratamento da osteoporose.
Sempre que possível associe a hidroginástica a algum exercício antigravitacional. A pratica de atividades físicas deve ser sempre precedida de uma consulta medica para avaliar a sua capacidade cardíaca.

E SEMPRE ACOMPANHADA DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.