20140206

Corrida das luzes - dicas para sua corrida


Sei que nem todos irão fazer a corrida de sábado e que ainda muito de vcs são experiente nas corridas, mas nunca é demais lembrar sobre como devemos nos comportar na corrida.
A CORRIDA DAS LUZES com um percurso de 10km será NOTURNA, um ponto que devemos levar em consideração.
Ficar atendo ao longo do percurso, olhar para frente e avistar o chão para antecipar algum obstáculo que possa surgir (atenção com "olho de gato" e desnivelamento do asfalto). Se por ventura estiver chovendo, atenção com as linhas, a marcação do asfalto fica lisa.
Outro ponto importante, ela passará pela 3ª ponte, trecho com aclive e declive. O senso comum alega que descer é sempre mais fácil que subir, mas quem corre não é bem assim.
Depois de enfrentar uma árdua subida, o pensamento natural é de que a descida trará alívio. Na verdade, ao descer, o corredor realiza movimentos em que o músculo se contrai ao mesmo tempo em que se alongam, conhecidos como contrações excêntricas, que sobrecarregam partes do corpo como os tornozelos, joelhos e ossos da perna e da coxa.
Para se ter uma ideia, o impacto nessas áreas chega a ser três vezes maior do que no plano e duas vezes maior que na subida. 
Então.. NADA DE EXAGERAR NA VELOCIDADE, lembre-se: A subida cansa. A descida machuca.
Desça devagar, principalmente os iniciantes que ainda não tem consciência corporal. Para contribuir no seu desempenho, musculação ou pilates é fundamental para um bom desenvolvimento muscular e ajudar na performance, se ainda não faz, pense na possibilidade de incluir em sua planilha e assim diminuir as chances de lesões.

Resumindo: Passada curta e corpo inclinado para a frente na subida. Para descer, por mais que seja tentador se deixar levar pelo embalo, o ideal é sempre descer engrenado, nunca na banguela. Tentar descer sem "chapar" o pé no solo, diminuir a elevação dos joelhos e manter o tronco ligeiramente inclinado para frente. O ideal é que o queixo esteja na linha da ponta do pé, caso contrário, o corredor estará projetando o corpo muito para frente.
Use roupas e tênis adequados à pratica esportiva. O uso de materiais errados ou novos podem causar lesões e limitar seu rendimento. Separe tudo que pretende levar com antecedência.
A hidratação e alimentação são fundamentais ao longo da semana e não somente em dia de treino ou prova. Ter um nutricionista para balancear sua dieta é importante. Quando for beber água na corrida, não jogue o copinho no meio da pista e olhe antes de jogar no chão, evite acidentes. Alguns organizadores disponibilizam local apropriado para jogar ao logo do percurso.

Respeite seus limites e as condições do dia, na presença de qualquer desconforto diminua o ritmo ou pare. 

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.