Elas são nutritivas, ricas em fibras e satisfazem aquela vontade de comer um docinho no meio do dia, sem que você consuma muitas calorias e coloque o seu plano de emagrecimento a perder!
Parece mesmo que as barrinhas chegaram para ficar, pois elas já ganharam espaço na alimentação de crianças, adolescentes e adultos, por isso, nada mais justo do que prestigiar as qualidades nutricionais deste alimento.
As barrinhas contêm cereais integrais, ou seja, grãos cuja estrutura não foi alterada pela refinação, assim, eles mantêm a integridade de seus nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), ao contrário do que acontece com alguns alimentos refinados, como, farinha de trigo, açúcar refinado e fubá de milho, durante os processos industriais de fabricação.
Os sabores das barrinhas são muito variados, sendo os principais ingredientes, as frutas desidratadas e cristalizadas (ameixa preta, damasco, pêra, maçã, mamão, coco e banana) e os cereais integrais (flocos de arroz tostados, flocos de aveia). Além de aumentar a sensação de saciedade, que reduz a tentação de beliscar guloseimas durante o dia, as fibras contidas nos cereais integrais destes alimentos aumentam o fluxo intestinal e fazem com que o seu intestino funcione regularmente.
Uma 'barrinha de cereal' pode ser consumida como sobremesa, antes de você ir à academia para malhar ou como um lanche, quando a fome aperta nos intervalos das refeições. Mas, qual a melhor opção? As barras que contêm apenas cereais e frutas são as mais indicadas, pois os ingredientes são menos calóricos e o teor de fibras é maior do que opções com chocolate e castanhas, por exemplo, que têm maior quantidade de gorduras na composição.
A fim de agradar todos os tipos de paladar, até barrinhas de cereais salgadas já existem no mercado, que contêm como ingredientes: castanha de caju torrada, soja granulada, molho de soja e gergelim tostado. Se você está mesmo preocupado em controlar a quantidade de energia proveniente dos alimentos, opte por barrinhas de cereais light ou diet, que fornecem bem menos calorias que as barrinhas convencionais, além de serem muito saborosas.