Esticar o corpo é garantia de saúde aos músculos. Saiba como praticar esse simples exercício que faz toda a diferença....
Hoje a maioria das pessoas sabem da importância de fazer os alongamentos antes e depois das atividades físicas. Mas muitos, se não a maioria, esquecem ou por preguiça mesmo deixam de fazer os exercícios de alongamento.
Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis.
Alongamento muscular é um processo referente ao aumento do comprimento muscular. Os exercícios de alongamento podem ser realizados de várias maneiras, dependendo dos objetivos, da capacidade física e principalmente do nível de treinamento de quem o pratica. Por exemplo, Daiane dos Santos, Jade Barbosa podem realizar alongamentos mais avançados do que os indivíduos que estão iniciando tal atividade para melhorar a saúde e a forma física.
Os exercícios de alongamento devem ser partes integrantes de qualquer treinamento.
Alguns dos benefícios que os exercícios de alongamento podem proporcionar são:
ampliar o relaxamento físico e mental.
promover o desenvolvimento da propriocepção (consciência do próprio corpo)
reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos).
reduz o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento a irrigação sanguínea local.
reduz a irritabilidade (estresse).
reduz a gravidade da menstruação dolorosa (dismenorréia)
reduz as dores em articulações e músculos.
acelera a cicatrização óssea (depois de fraturas).
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.
LEMBRE-SE: respeite a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais. O aumento da amplitude articular virá com o tempo e isso é gradativo.