20081212

* Overtraining: excesso de treinamento


O overtraining, ou seja, o excesso de treinamento é uma prática que vem aumentando a cada dia. Há cinco anos, esta era uma síndrome característica de atletas profissionais. Porém, alertam médicos do esporte, ela vem surgindo nas academias, atingindo alunos viciados em malhação, corredores amadores e até crianças.

O mecanismo do overtraining é um círculo vicioso. O primeiro sintoma é a falta de rendimento no exercício, causada pelo excesso de exercício. Ao perceber que não está obtendo o resultado desejado, a pessoa acredita que é porque está malhando pouco e aumenta a dose, quando deveria descansar.

Cair na armadilha do overtraining é muito mais fácil hoje do que há dez anos. A pessoa que treina desatinadamente já carrega o estresse do dia-a-dia -no trabalho, em casa ou no trânsito da rua, dormindo mal e nem sempre se alimentando como deveria. Assim, o exercício, que deveria funcionar como válvula de escape, acaba virando um fator a mais de estresse.

O descanso é fundamental para o rendimento do treinamento. Deve ser de no mínimo 24 horas após a prática dos exercícios. Descansar não é importante só para a mente, mas para os músculos. E é justamente durante o descanso que a musculatura se fortalece.

Veja quais são os sintomas da síndrome do excesso de exercício:

- Queda no desempenho, ou seja, os exercícios não surtem efeito.
- Queda na imunidade, tornando o organismo suscetível a doença.
- Fadiga; em vez de animado, a pessoa fica prostrada.
- Insônia ou noite mal dormida.
- Alteração no apetite (passar a comer demais ou muito pouco).
-Lesões musculares e fraturas de estresse.
-Irritabilidade, ansiedade, agressividade e nervosismo.
-Aumento na pressão arterial e na frequência cardíaca.
-Ausência de menstruação (amenorréia), que pode durar meses.

Como evitar o overtraining

- Conheça os limites do seu corpo.
- Respeitar o tempo de recuperação do corpo: no mínimo, 24h entre um dia de exercício e outro.
- Manter a frequência ideal de batimentos cardíacos segundo a idade, o peso e o condicionamento.
- Variar o tipo de exercício, intercalando aeróbicos e anaeróbios.
- Manter alimentação equilibrada e evitar dietas radicais.
- Dormir de 6 a 8 horas por noite.

Finalmente, basta lembrar que "sem descanso o corpo não obtém benefícios"; e você jamais deve acreditar que descanso significa perda de tempo. Na verdade ocorre o contrário, você estará investindo em energia e saúde!


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.