20081214

* Refrigerante, aprecie com moderação


Estudo publicado na revista Circulation revela que o hábito de beber mais de um refrigerante por dia, mesmo que em versão diet, pode estar associado a um aumento dos fatores de risco para síndrome metabólica. O consumo de refrigerantes já foi associado ao risco de obesidade em crianças e adolescentes, mas não estava claro se este hábito aumentava o risco em indivíduos de meia idade.

O estudo coordenado por Ramachandran Vasan, pesquisador e professor da Escola de Medicina da Universidade de Boston, relata que, observando apenas os indivíduos livres da síndrome metabólica (6.039 dos indivíduos acompanhados no estudo), o consumo diário de um ou mais refrigerantes foi associado a um risco 44% maior de desenvolvimento da síndrome durante um período de quatro anos.

A síndrome metabólica é caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares, relacionados com resistência à insulina e obesidade abdominal. A associação desta síndrome com doença cardiovascular aumenta a mortalidade geral em cerca de 2 vezes e a mortalidade cardiovascular em 3 vezes.

Os indivíduos portadores de três ou mais dos seguintes critérios devem ser considerados como portadores de síndrome metabólica:


  • Obesidade abdominal (visceral), medida ao nível médio do abdome: cintura maior que 102cm em homens e maior que 88cm em mulheres;

  • Hipertrigliceridemia maior que 150 mg/dL;

  • HDL colesterol menor que 40 mg/dL em homens e menor que 50 mg/dL em mulheres;

  • Hipertensão arterial sistêmica maior que 135/85 mmHg;

  • Glicemia de jejum maior que 100 mg/dL

Troque o refrigerante por um suco é mais sadável!

Leia também:

http://lucianamagalhaespersonaltrainer.blogspot.com/2008/05/diet-light-ou-zero.html

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.