20081210

* Variação da Pressão Arterial durante o dia e estação do ano


A probabilidade de medir uma pressão sangüínea elevada pode variar cerca de 40% dependendo da hora do dia e da época do ano, de acordo com investigadores da Escola de Rollins da Universidade de Emory em Atlanta.

Os pesquisadores colheram dados de mais de 2 milhões de consultas médicas em 57 clínicas da comunidade de Geisinger por 3-7 anos, as quais tinham os dados médicos registrados eletronicamente. Uma amostra aleatória de 203.927 medidas da pressão arterial de 24.904 pacientes foi analisada para o estudo apresentado na Reunião Anual de Hipertensão da Sociedade Americana em São Francisco.

A probabilidade de medir a pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg é menor pela manhã e ao meio-dia e maior à noite.
É 26% mais provável que a pressão arterial esteja elevada no fim do dia se comparado ao meio do dia, de acordo com Cynthia Thomas do centro de Geisinger de pesquisa em saúde. Os investigadores encontraram a probabilidade de medir uma pressão sistólica acima de 140 mmHg maior durante os meses do inverno e menor durante o verão. Os resultados são compatíveis independente da etnia, da idade, do sexo, da história de hipertensão ou das condições de tratamento, de acordo com investigadores.

Quando os fatores hora do dia e estação do ano são combinados, a pressão arterial pode variar perto de 40%. Os pesquisadores ficaram surpresos com esta grande variação pelo impacto que pode ter na prática clínica.

A variação na pressão arterial é largamente conhecida, mas o grau de variação diários e a influência das estações do ano não foi previamente quantificado, como também é desconhecido o impacto clínico que pode trazer. Os estudiosos recomendam que os médicos os levem em consideração ao diagnosticar e ao escolher entre as opções de tratamento para seus pacientes e recomendam que novos estudos sejam realizados.
Veja também:

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.