20080820

* Mania de comida saudavel


Busca exagerada por uma dieta saudável pode se transformar em distúrbio alimentar

Comer sempre alimentos naturais, sem corantes e conservantes. Eliminar do cardápio o açúcar, as gorduras e a carne vermelha. Fugir de agrotóxicos e transgênicos. Tudo isso pode fazer muito bem à saúde. Mas é preciso ter limites.

Com os alarmantes índices de obesidade divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) -que revelou que 40,6% da população está acima do peso, pode soar como disparate o alerta para possíveis "riscos" da alimentação saudável. Mas a busca por uma dieta 100% benéfica ao organismo pode, sim, se transformar em problema: basta virar obsessão.

A preocupação exagerada com a seleção e preparo dos alimentos pode ser um dos sintomas de um transtorno obsessivo-compulsivo. O simples cuidado com a dieta alimentar se transforma em patologia quando começa a provocar prejuízo na qualidade de vida e nos relacionamentos sociais por conta de um regime extremamente rígido, explicam os especialistas. A pessoa investe tanto tempo no gerenciamento da comida que acaba angustiado e não come com prazer. Ele não tem tempo para aproveitar a saúde que está buscando.

Esse tipo de comportamento geralmente está associado a patologias como a hipocondria (preocupação excessiva com o estado de saúde) ou a anorexia nervosa (controle exagerado da alimentação pelo temor de engordar).

A fixação pela alimentação saudável foi batizada de "ortorexia nervosa" pelo médico norte-americano Steven Bratman, autor do livro "Health Food Junkies" (viciados em comida saudável). Especializado em medicina alternativa, ele criou o termo ortorexia unindo duas palavras gregas, "orthós" (correto, verdadeiro) e "oréxis" (apetite).

De acordo com o médico, a síndrome pode afetar outras atividades e interesses, prejudicar relacionamentos e se tornar fisicamente perigosa. "Quando isso acontece, a ortorexia ganha as mesmas proporções de um transtorno alimentar como a anorexia e a bulimia", escreve Bratman em seu site www.orthorexia.com.

O médico norte-americano afirma que a ortorexia pode ser uma forma de manifestação de um distúrbio obsessivo-compulsivo e também se transformar em anorexia.

Sintomas da ortorexia

  • Gastar mais de três horas por dia pensando em comida saudável
  • Planejar detalhadamente as refeições do dia seguinte
  • Preocupar-se muito mais com as propriedades do alimento do que com o sabor
  • Abrir mão dos eventos sociais que não o permitirão seguir sua dieta
  • Sentir-se superior por se alimentar de modo saudável (e criticar os que não têm os mesmos hábitos)
  • Sensação de total controle ao comer

Fonte: Steven Bratman, especialista em medicina alternativa e criador do termo ortorexia

Para quem quer ter uma alimentação saudável, recomenda-se um equilíbrio que, às vezes, não ocorre. É preciso comer de tudo, mas pouco e evitar produtos industrializados, preferindo sempre o que é natural. Mas sem radicalismos ou paranóia.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.