20080818

* Retornando a malhação


Exagerar nos exercícios, de uma hora para outra, é uma ameaça a sua saúde!!


O frio diminuiu e você que não é bobo (a) quer voltar com tudo pra compensar o tempo perdido. Aí você pensa: Foram só 2 meses parada, agora é hora voltar a reestruturar o cardápio e encarar a malhação pesada. O aumento de matrículas em academias nesta época do ano prova que muita gente quer enxugar a silhueta até a chegada do verão. A preocupação em preparar o corpo para as roupas curtas, no entanto, pode trazer prejuízos a saúde.

Você e mais um monte de gente tem essa mesma idéia. Todos se deram conta do tempo que perderam deixando de fazer seus exercícios diários e querem voltar com tudo! Aí que mora o perigo!!!

Exagerar nos exercícios, de uma hora para outra, ameaça sua saúde!!

Muitos alunos desperdiçam tempo e dinheiro ao não dar continuidade aos treinos. Quando o corpo começa a responder aos estímulos dos exercícios (4 a 6 meses), o praticante pára, voltando à estaca zero.

Exagerar na dose é mais um erro comum de quem pratica exercícios visando resultados rápidos.

A grande maioria das pessoas ainda procura no exercício físico apenas uma melhor aparência estética, contudo, isto na verdade não deveria ser o objetivo principal e sim a conseqüência natural de uma atividade física regular bem orientada e segura, num sentido maior, melhoria de qualidade de vida.

Para que um trabalho seja feito com segurança e eficiência é necessário que haja um comprometimento por parte do aluno que ele assume consigo mesmo e seu professor, com relação a sua atividade física e hábitos alimentares. A partir desse momento, o professor tem a possibilidade de organizar um planejamento adequado para os seus objetivos.

Se você decidiu retornar a malhação, parabéns, mas volte com calma e faça uma readaptação ao treinamento. Vários sistemas do corpo adaptam-se ao treinamento de modo diferente. Músculos crescem, ossos ficam mais fortes, o sistema nervoso central torna-se mais eficiente para recrutar a ação muscular e a performance motora faz-se mais coordenada e mais definida. Essa adaptação ou readaptação requer tempo e paciência.

Atenção treinos longos demais, só servem para fadigar os músculos e deixar a pessoa estafada no dia seguinte. Treinos com duração de uma hora são suficientes para aliar exercícios que trabalham força muscular, resistência cardíaca e alongamento dos músculos.

Faça exercícios regurlamente!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.