20080825

* Mestruação e desânimo


MESNTRUAÇÃO E DESÂNIMO

Este parece ser um problema comum entre as mulheres e muitas sentem tamanho cansaço que até perdem a vontade da praticar atividades físicas.

Alguns ciclos ovarianos são absolutamente normais. Porém, alguns desses ciclos podem se tornar inconvenientes e atrapalhar as atividades do dia-a-dia. Por isso, médicos e especialistas, de todo o mundo, vem estudando os sintomas, causas e tratamentos da TPM.

O que é TPM ?

A TPM ou Tensão Pré-Menstrual é uma desordem hormonal e nutricional pré-menstrual, cientificamente comprovada, que acontece todo mês após a ovulação e cessa com a chegada do fluxo menstrual. Ela é tão comum que está presente em aproximadamente 75% das mulheres.

Quais são os sintomas ?

Os sintomas da TPM são especialmente individuais, isto é, podem variar muito de mulher para mulher. Os mais comuns são divididos em emocionais e físicos.

» Sintomas emocionais: afetam principalmente o psicológico da mulher – ansiedade, agressividade, irritabilidade, tensão nervosa, aumento de apetite, choro fácil, depressão e desânimo.

» Sintomas físicos: ligados principalmente às dores – de cabeça e mamárias, problemas de pele, retenção hídrica, ganho de peso.


Um fator que parece influenciar negativamente a prática de atividades físicas no período menstrual parece ser o surgimento de dores em algumas mulheres. As cólicas fazem diminuir o desempenho das mulheres sendo aconselhado tomar cuidado ou mesmo limitar a carga da atividade, principalmente nos primeiros dias do período menstrual.


Por que ela ocorre?

Muitas hipóteses têm sido levantadas sobre as causas da TPM. A mais provável é que sejam influências hormonais do ciclo menstrual que interferem no sistema nervoso central.

As atuais pesquisas sobre as causas da TPM têm cogitado complexos mecanismos envolvendo hormônios ovarianos, opióides endógenos (produzidos pelo Sistema Nervoso Central), neurotransmissores, prostaglandinas, sistema nervoso autônomo, sistema endócrino, entre outros. As alterações no hipotálamo também têm despertado grande interesse como uma das causas desencadeantes mais provável de toda constelação fisiopatológica.

Algumas causas ambientais podem estar relacionadas a TPM. Entre elas ressalta-se o papel da dieta alimentar. Alguns alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas da TPM, como é o caso, por exemplo, do chocolate, cafeína, sucos de frutas e álcool. As deficiências de vitamina B6 e de magnésio também estão sendo consideradas, porém, até o momento, o papel desses nutrientes na causa ou no tratamento não tem sido confirmado.

Outro fator é hereditário: aquelas cujas mães apresentam TPM têm maior probabilidade de desenvolver a síndrome.
A mulher também pode estar atravessando uma situação de vida difícil, como doença na família, divórcio, pressão no trabalho, dificuldades econômicas. Nesses casos o nível de serotonina, que já deve estar baixo, cai mais ainda na segunda fase do ciclo menstrual. E ainda o fator endógeno. Há mulheres mais sensíveis a mudanças hormonais e outras nem tanto.

Alguns autores atribuem a maioria das alterações observadas na TPM à retenção de líquidos. Acreditam que esse edema pode ser responsável pelas dores nas mamas, pelas dores musculares e abdominais, pelo inchaço das mãos e pés, por alterações metabólicas e do apetite, por maior consumo de carboidratos, conseqüentemente pelo eventual aumento do peso e até pelo aumento exagerado na vontade de comer chocolates e guloseimas que só pioram o quadro geral.


Os exercícios físicos não devem ser abandonados nesse período. Eles reduzem a tensão, a depressão e melhoram a auto-estima. O ideal é que não ocorra quebra de rotina nesses dias.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.