20080929

* Café, a bebida "do bem"


O café é um dos alimentos que mais provoca discussões no meio científico. Nos últimos 60 anos, foram conduzidos mais de 21 mil trabalhos científicos sobre as suas propriedades e nunca se chegou a um consenso. Ele aumenta os batimentos cardíacos? Eleva a pressão arterial? Aumenta o pique antes da atividade física? Enfim, tomar café faz bem ou faz mal?

Pegue uma xícara de café e sente-se. Saiba que a cafeína é uma substância complexa. É fato que ela aumenta a pressão arterial. Porém, também já se sabe que a ingestão regular de café pode reduzir pela metade o risco de morte por deficiência cardíaca. Outra da cafeína é que o hábito do cafezinho pode trapacear o diabetes tipo II.

Sim, café é uma bebida do bem. Vamos apresentar os benefícios que este energético traz ao corpo.

Entenda a seguir como o café age no seu corpo.

Biologia
A adenosina é uma substância existente no organismo que diminui o funcionamento do sistema nervoso central. À medida que o dia passa, ela causa uma diminuição no ritmo corporal e sonolência.
Quando se conecta a receptores cerebrais, ela inibe a liberação de neurotransmissores, mensageiros químicos que controlam o cérebro e os músculos. Quando a cafeína é ingerida ela se faz passar pela adenosina e se conecta aos receptores no cérebro. Como resultado, o recado dado não é mais “descanse” mas sim “siga em frente”.
Diabetes tipo II
Os resultados indicaram que o consumo de duas ou mais xícaras de café por dia estava associado com um risco substancialmente menor para o Diabetes tipo 2 ao longo dos dez anos de seguimento. O café tem propriedades antioxidantes e um de seus componentes, o ácido clorigênico, poderia retardar a absorção intestinal de glicose.
Cérebro
A cafeína também aumenta a liberação da dopamina, um neurotransmissor que ativa a parte do cérebro responsável pela sensação de alerta, resoluções de problemas e prazer.
Quem toma café com regularidade ainda tem outros benefícios. Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) determinaram que homens que bebem quatro xícaras de café por dia correm metade do risco de desenvolver o mal de Parkinson. Tudo indica que a cafeína mantém as moléculas de dopamina ativas.
Coração
Apesar de aumentar a pressão arterial em quem não tem o hábito de tomar café, o organismo logo se adapta à substância quando ela é ingerida regularmente durante uma semana.
Já quem sempre toma café, protege o coração. Cientistas da Faculdade Brooklyn (EUA) descobriram que homens que tomavam quatro xícaras diariamente reduziram em 53% o risco de morrer de doenças do coração em comparação com aqueles que nunca tomaram um gole.
Os pesquisadores só não identificaram ainda se é a cafeína ou os antioxidantes no café, ou a combinação dos dois, que fornece os benefícios cardiovasculares. Mas escolha a opção mais forte. Pesquisa mostra que os níveis dos antioxidantes caem em até 15% nos produtos descafeinados.
Músculos
A cafeína também tem efeito direto nos músculos. Veja como: a fibra muscular precisa receber cálcio para se contrair. E a cafeína pode bloquear os receptores de adenosina presos nas fibras musculares, o que aciona atividades elétricas que levam a maiores quantidades de cálcio. Resultado: mais contrações musculares.

Use com moderação:
Se você tem problemas de coração ou histórico familiar de doenças cardíacas, evite energéticos com altos níveis de cafeína por pelo menos quatro horas antes de malhar. Um estudo publicado no periódico Journal of the American College of Cardiology determinou que 200 mg de cafeína diminuem o fluxo sangüíneo para o coração em até 39% durante os exercícios uma vez que contraem as artérias coronárias.

Você detesta café?
Você não precisa abrir mão de seus benefícios. Abaixo, compare as quantidades disponíveis e garanta energia na dose certa

Café (140 ml)
Expresso - Cafeína (mg) – 115
Coado - Cafeína (mg) - 80
Descafeinado - Cafeína (mg) - 3
Chá (1 saquinho)
Preto - Cafeína (mg) - 40
Verde - Cafeína (mg) - 20
Branco - Cafeína (mg) - 15
Coca-Cola (1 lata)
Cafeína (mg) – 45
Chocolate em pó (28 g)
Cafeína (mg) – 26
Chocolate meio amargo (28 g)
Cafeína (mg) - 20

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.