20080926

* Equilíbrio Hormonal


Equilíbrio hormonal é essencial para saúde, especialmente entre as mulheres. Quando o estrógeno e a insulina, entre outros hormônios, estão descontrolados, os estragos para o organismo podem ser grandes.

Para prevenir o problema, ou se tratar de um desequilíbrio já existente, é preciso adotar alguns hábitos saudáveis. Confira algumas dicas:

Estrógeno
Ele é responsável por formar os aspectos femininos, como crescimento das mamas e gorduras no quadril. O estrógeno pode ficar desregulado por conta da idade (principalmente na menopausa), problemas no ovário, magreza e obesidade. Ele pode causar alterações de humor, ondas de calor, inchaço e aumento do colesterol. Para estabilizá-lo é necessário fazer exercícios físicos e dieta com menos sal, álcool e gordura - e mais frutas e verduras.

Progesterona
É o hormônio que prepara o corpo para uma gravidez. Ele pode ficar desregulado com a idade avançada, problemas de tireóide e aumento de prolactina, o hormônio que produz leite. As conseqüências são menstruação curta e irregular, além de risco de infertilidade. Para estabilizá-lo é necessário procurar um médico e adotar medicamentos que tenham progesterona natural em sua composição.

T3 e T4
São responsáveis por equilibrar o ritmo do corpo, regulam o sono e o intestino. Eles fica desregulados por falta de iodo, consumo excessivo de soja ou a retirada da tireóide. As conseqüências são alterações do sono, de peso, do funcionamento do intestino e da temperatura corporal. Para estabilizar a situação é necessário repor com medicamentos.
Insulina
A função da insulina é introduzir a glicose dos alimentos, principal fonte de energia do corpo, no organismo. Ela fica desregulada por excesso de peso, uso de cortisona para asma e por doenças genéticas, como diabetes. A falta de insulina pode causar diabetes, fraqueza e sede. O excesso, gordura no abdômen e cisto no ovário. Para estabilizar é preciso evitar açúcar refinado, comer carboidrato moderadamente e praticar exercícios regularmente.

Cortisol
Responsável por equilibrar a pressão arterial e a glicose no sangue. Ele fica desregulado por conta do estresse continuado e de doenças raras nas glândulas adrenais, que ficam sobre os rins. A conseqüência é o acúmulo de gordura no abdômen, hematomas com facilidade e estrias avermelhadas. Para estabilizá-lo é necessário mudar o estilo de vida, que deve ficar menos estressante, além de fazer atividade física.

Paratormônio
Hormônio responsável por manter normal o nível de cálcio no sangue, importante para o coração funcionar bem. Ele fica desregulado por baixo consumo de cálcio ou alguma operação nas paratireóides (glândulas próximas à tireóide). As conseqüências são perda de cálcio do osso para o sangue, cálculos renais, cãibras e dormências musculares. Para estabilizá-lo, o ideal é ingerir, em média, três porções de laticínios (queijo, iogurte, leite) por dia.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.