20080908

* Escalada


Suba pelas paredes!


Não, a escalada não é diversão exclusiva de gente sarada e forte. Uma novíssima pesquisa da Universidade de São Paulo garante que altos, baixos, magrelos e gordinhos conseguem fazer bonito lá nas alturas. E não se engane com a aparente lentidão desse esporte: ele dá uma ajuda e tanto a quem precisa emagrecer.


Se você andou pensando que para escalar seria preciso muito músculo e pouco fôlego. Está enganado!! Uma dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo prova que a escalada indoor, praticada em paredes lotadas de agarras coloridas, é uma atividade mista. Isto é, o exercício mescla esforço anaeróbico, essencialmente muscular, e aeróbico, aquele que envolve coração e pulmões no consumo de oxigênio. Como a pessoa sobe uma posição, pára para pensar em como permanecerá no próximo apoio e, em seguida, volta a avançar, o esporte acaba sendo intermitente, daí os dois mecanismos. Rômulo de Moraes Bertuzzi (autor), avaliou 14 escaladores em ação, entre amadores e atletas. Ele notou, inclusive, que o desafio nas alturas queima calorias.


A pesquisa derrubou o mito de que é preciso ser esguio e forte para alcançar o topo. As medidas do corpo e a força são fatores secundários. A habilidade, esta sim, é determinante. Quem usa a cabeça para traçar uma rota inteligente, até mesmo quem está acima do peso, chega lá — os quilos a mais só atrapalham em paredes negativas, porque nelas o corpo inteiro fica pendurado pelas mãos.


Não é uma questão de força, e sim de técnica. No início o aluno aprende a usar os equipamentos de segurança, trabalhar com os pés, posicionar o tronco e segurar nas agarras. Aos poucos cresce o nível de dificuldade das vias, o que requer movimentos mais complexos. Desenvolve-se resistência muscular, equilíbrio e coordenação motora.


Não à toa, o interesse pela escalada só cresce. Hoje existem mais de 20 ginásios de indoor espalhados por Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e interior, sem contar os muros em academias de ginástica. Da parede para a rocha é um pulo. "A prática indoor desperta o interesse pelas escaladas ao ar livre", nota Silverio Nery, presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada. No Brasil há em torno de 30 associações e clubes dedicados à atividade. Talvez seja o caso de você experimentar subir pelas paredes também.


Aqui no ES eu indico Oswaldo Cruz de Almeida Junior (BaldiN)
(27) 9998-4485 ou (27) 3071-2017
http://www.planetavertical.com.br/


Em seu curso Básico de Escalada em Rocha, o Planeta Vertical, tem como objetivo introduzir as pessoas nesta fascinante atividade com muita segurança e ética. E vem aperfeiçoando a técnica dos já praticantes nos Cursos de Aperfeiçoamento e Avançado. Formou dezenas de alunos, tornando-se a maior Escola de Escalada do Espírito Santo. Um esporte completo, que trabalha o corpo e a mente em busca da auto superação em contato direto com a natureza, nos belos ambientes de montanha.


Pioneira na operação de roteiros de Turismo de Aventura no seguimento do Montanhismo no Estado do ES, oferecendo aos participantes a oportunidade de praticam atividades de aventura como: Trekking (caminhadas), Escalada (subida de paredes rochosas), Rapel (descida por cordas), Cascading (rapel em cachoeira) e Tirolesa (travessia por cordas), em cenários de rara beleza. Nossos roteiros são desenvolvidos para atender a todos, não sendo necessário possuir nenhum conhecimento prévio das técnicas das atividades. Todo o equipamento é fornecido e a instrução é dada no local, capacitando o participante a desfrutar de inesquecíveis aventuras com total segurança.


Veja também:

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.