20080905

* Esteira ou Rua?


Esteira ou rua: qual a melhor opção para caminhar ou correr?


NA ESTEIRA

Por ser um equipamento fácil de manejar, ele engana. Qualquer um acha que dá conta do recado. A falta de acompanhamento profissional é um problema para o iniciante porque, sem ser bem orientado, ele exagera e ultrapassa os próprios limites. Nela ninguém se preocupa com semáforos fechados e multidões a marcha é contínua e a tendência é você suportar o exercício por mais tempo. E ainda pode-se usar o recurso de inclinação do aparelho. O mais seguro, porém, é se exercitar no plano.


Na esteira fica mais fácil monitorar o desempenho cardiovascular. Isso é importante para todo mundo, para conhecer com maior precisão seu condicionamento, planejar metas e treinos. E, para quem já teve problemas cardíacos, é fundamental. O sistema respiratório fica protegido, já que a poluição está mais distante. E você ainda dribla alguns inconvenientes, como o implacável sol a pino ou uma chuva forte.


Quem corre dentro de uma academia ou de casa, claro, não sai do lugar, mas isso pode ser uma vantagem, principalmente para os que não querem se arriscar pelas ruas de uma cidade grande, com trânsito intenso e motoristas apressados.


A esteira ergométrica possui um sistema de amortecimento, que, somado ao do tênis, reduz ainda mais o impacto sobre as articulações. Daí que, na esteira, o risco de uma fratura por excesso de impacto na tíbia, por exemplo, é minimizado, como indica um estudo publicado recentemente no Jornal Britânico de Medicina Esportiva. O problema, notam os especialistas, é que as pessoas tendem a se desconcentrar mais sobre o aparelho em relação à rua conversam com quem está ao lado, trocam o canal da tevê e, acredite, tropeçam.

AO AR LIVRE


É muito simples e é de graça!!! Atividade que pode melhorar sua capacidade cardiorrespiratória e ajustar o seu peso. Você só precisa de um bom par de tênis, short e camiseta para sair por aí, andando ou correndo. Mas, óbvio, o ideal seria receber a orientação segura de um preparador físico, especialmente se a meta é acelerar as passadas e correr pra valer. No início, é melhor fazer o exercício em parques do que nas ruas, onde há maior chance de quedas.


Estudos americanos sugerem que a caminhada e a corrida outdoor levam a um consumo 5% maior de calorias. Isso graças à dupla resistência oferecida pelo ar e pelo vento. Terrenos íngremes também aceleram o gasto extra de energia. Só que o piso é duro e irregular, diferentemente da esteira, que amortece a passada. Portanto, na rua a gente queima mais energia, mas o impacto nas articulações é maior.


Manter em dia os exames que atestam a saúde do peito é obrigatório para os que costumam calçar seus tênis e dar umas boas voltas pelo bairro andando e, ainda mais, correndo. Até porque, em tese, é muito mais perigoso passar mal no meio da rua do que em uma academia. Outra medida aconselhável é adquirir um freqüencímetro para ficar de olho nos batimentos cardíacos e nunca ultrapassar a freqüência cardíaca máxima indicada para o treino.


Para quem pretende percorrer grandes distâncias ou pelo menos se exercitar por mais de 30 minutos , manter o olhar fixo numa parede ou na tela da tevê pode ser monótono demais, para não dizer insuportável. Muita gente desiste da esteira por causa disso. Sair, ver coisas novas estimula e traz bem-estar.


Ao caminhar ou correr na calçada ou na pista, a pressão sobre as articulações é maior, mas isso não é de todo ruim se você pensa em combater a osteoporose, por exemplo. O impacto facilita a absorção do cálcio pelos ossos. Na esteira, esse benefício não acontece com a mesma intensidade. Mas cuidado com terrenos muito irregulares, que favorecem tendinites, e evite passar pelas valetas das ruas.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.