20081006

* Varizes saiba como preveni-las

35% dos brasileiros têm problemas de varizes
Tratar o problema é fundamental para que ele não evolua para algo mais grave

Doença das veias, as varizes são um mal que atinge 35% dos brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Pessoas que passam muito tempo na mesma posição, que têm tendência à obesidade, fumam ou levam uma vida totalmente sedentária estão no grupo de risco da doença.

A chance de desenvolver o problema aumenta ainda mais se houver casos desse tipo na família. A hereditariedade contribui muito para o aparecimento das varizes.

Varizes atingem mais mulheres do que homens, na proporção três para um.

Os hormônios femininos são inimigos das veias. A pílula anticoncepcional pode também provoca a doença. O uso do anticoncepcional altera a capacidade de coagulação do sangue. Se, além disso, a mulher tem tendência hereditária, pode, sim, desenvolver varizes.

Como identificar o mal
As varizes são visíveis e, se forem grandes, causam um forte incômodo. Elas podem provocar sensação de peso ou queimação na perna e inchaço no tornozelo.
Numa fase mais avançada da doença, há a possibilidade de surgirem manchas na pele e de haver o endurecimento da veia. Chega até a formar feridas.
Eventualmente, as varizes levam à coagulação do sangue. Isso pode causar embolia de pulmão e sérios problemas respiratórios, chegando até à morte.





Prevenção

Os exercícios físicos atuam na prevenção e no tratamento das varizes, diminuindo os sintomas e interferindo nos fatores de risco.

Os efeitos causados pela atividade física irão depender do tipo de atividade, sua duração e sua intensidade. Caminhar, pedalar, correr, fazer musculação, fazer hidroginástica entre outros exercícios podem trazer grandes benefícios para quem tem predisposição a esse tipo de doença.

O sedentarismo é reconhecido hoje como uma das causas das varizes. A atividade física tem repercussões em termos de prevenção primária dessa doença, mas para isso ela deve ser contínua e feita com moderação e bom senso. Exercitar a panturrilha, por exemplo, melhora a circulação. O músculo da panturrilha é muito importante para o retorno do sangue venoso ao coração, ajudando no tratamento e na prevenção das varizes. O músculo da panturrilha bombeia o sangue que sai das pernas e volta para o coração para se transformar em sangue arterial.

Cerca de 35% da população tem varizes, o número é alarmante e a população ainda associa a doença a um problema simplesmente estético. Se não tratadas de forma correta, as varizes podem progredir e gerar severas complicações como eczemas, úlceras e hemorragias.

Por meio da alimentação, também podemos prevenir doenças vasculares. A palavra dieta pode até assustar, mas nesse caso não é de comer pouco ou passar fome que estamos falando, e sim, de uma reeducação alimentar em busca de uma alimentação preventiva, saudável e saborosa.

Cada vez mais a ciência nos mostra que hábitos saudáveis de vida – incluindo boa alimentação, atividade física regular, agem como profilaxia para diversos males, serve de ótima estratégia para a melhora da saúde e da vida das pessoas.



















ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.