20090329

* Como funciona o Pilates

Joseph Hubertus Pilates, o criador, estabeleceu seis princípios quando desenvolveu o método de exercícios que o denominou CONTROLOGIA, que mais tarde ficou conhecido pelo mundo como o método Pilates. São eles: Centro, Respiração, Concentração, Precisão, Controle, Movimento Fluído.
1. Pode-se dizer que o “Centro” é a alma do método. Segundo Joseph, o corpo humano tem um centro de força onde se originam os movimentos. Denominando-o “Power House” constituído pelo abdômen, parte inferior das costas e dos glúteos.


Todos os exercícios de Pilates têm como foco o fortalecimento do "Power House", de forma a proporcionar uma estabilização do dorso permitindo que o corpo esteja durante os movimentos de forma ereta e alinhada, evitando compensações e contemplando a simetria. Com os músculos abdominais fortes e a postura ereta e correta, provavelmente não existiria dor lombar, segundo Hubertus.

2. O segundo princípio do método é a Respiração. Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue bem oxigenada. Como regra geral deve-se inspirar quando se prepara para fazer um movimento e expirar quando realiza-o.
3. A Concentração, os exercícios devem ser executados sempre com muita atenção. A sua atenção deverá estar voltada para quais músculos estão realizando o movimento. Se sua mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos irão ter uma maior eficiência.
4. Precisão esta relacionada com o Controle, deve-se perceber e evitar qualquer tipo de compensação contemplando o alinhamento corporal.



5. Controle, os movimentos devem ser realizandos de maneira lenta, salvo exceções. Deve-se observar o recrutamento dos músculos envolvidos na realização do movimento. Aos poucos a pessoa que pratica Pilates vai ganhando uma maior consciência corporal.

6. Movimento Fluído, Joseph Hubertus Pilates gostava de resumir seu método como "um movimento fluído a partir do centro de força para fora. Qualquer movimento tem que ser realizado da forma mais harmônica possível. Os movimentos devem ser contínuos e ritmados. O praticante deverá estar sempre em uma posição de alinhamento corporal, estando atento para possíveis compensações, que poderão levar a exercícios inadequados, sendo possíveis causadores de lesões”.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.