20090408

* Chocolate faz bem ao coração




Docinho para o meio da tarde, após as refeições ou até mesmo para afogar as mágoas de um dia exaustivo, o chocolate é uma das preferências no mundo das guloseimas. Hummm que delícia... e ele anda faz bem ao coração! Um "viva" para os flavonóides!!!
Pra muitos isso pode não parecer novidade, mas antes de se empanturrar de chocolate, saiba que nem todo chocolate é benéfico ao organismo.


Apenas os do tipo meio amargo são ricos em flavonóides. Esta substância também é encontrada no vinho tinto, e que são consideradas protetores cardíacos. Ou seja, os flavanóides estão relacionados à redução de eventos cardiovasculares como infarto e AVC.


O mesmo não vale para as barras de chocolate ao leite ou feitas de chocolate branco. Os estudos são taxativos. Os pesquisadores mediram o nível de flavonóides em pessoas que haviam ingerido barras das mais diversas qualidades. Apenas as que consumiram tabletes de chocolate meio amargo tiveram a presença da substância nos exames de sangue. Isso porque o chocolate meio amargo tem uma concentração de cacau bem maior que a de outros tipos do produto.


Além dos benefícios cardíacos que o consumo consciente pode acarretar, o chocolate nos dá uma sensação de prazer, pois estimula liberação de serotonina, mesma substância incitada em emoções positivas. Por ser bastante calórico, também é considerado uma fonte de energia. Fatores estimulantes como ingredientes que se assemelham à cafeína e pequena quantidade da mesma também são encontrados no chocolate, além de substâncias que podem ativar receptores canabinóides, que acarretam sensações de sensibilidade e euforia.


Mas vamos com calma, se consumido em grandes quantidades, o chocolate, pelo teor de gordura em sua composição, pode piorar a saúde cardiovascular e provocar problemas futuros no organismo. O ideal é que se coma até 30g por dia, mais do que isso, pode ser prejudicial.


É importante estar atento ao consumo em exagero. Vale ressaltar que os chocolates dietéticos não possuem menos calorias. Essa especificação do produto contém apenas menos açúcar e em determinadas fórmulas pode disponibilizar ainda mais valores calóricos que a versão comum.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.