20090417

* Pratique capoeira você também




Criada pelas necessidades da defesa dos negros contra os maus tratos nas fazendas na época da escravidão, a capoeira tornou-se a mais típica luta de origem brasileira.

A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, golpes desferidos com bastões e facões.

A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira.

Essa mistura de atividades envolve movimentos entre rápidos e lentos, tem o seu desenvolvimento com base em outras artes como, o caratê, judô e dança, assim, durante um treinamento de capoeira, você estará fazendo atividades tanto aeróbias como anaeróbias.

A capoeira exercita o corpo inteiro, melhora o fôlego, a flexibilidade, o equilíbrio e agilidade . Além dos benefícios proporcionados à saúde, uma aula de capoeira que dura em média 90 minutos, pode queima até 800 calorias, o que significa uma boa atividade para quem quer perder alguns quilinhos. Ela também fortalece abdômen, pernas, braços e ombros. Mas os benefícios não terminam por aqui. Vale ressaltar também a sua contribuição na socialização, através do trabalho em grupo e um melhor desenvolvimento da criatividade, atenção e autocontrole.

Com todas essas características, a capoeira conquista um número cada vez maior entre os amantes do esporte.

Na capoeira não há agarrões e, ao contrário de outras lutas, as mãos não golpeiam, mas sustentam o corpo. Nos movimentos no chão, usam se sempre três apoios, mas os joelhos, costas e bumbum nunca tocam o chão.

Bolhas e calos nas mãos e nos pés são normais no início. Você pode tentar amenizar usando esparadrapo nestas áreas.

Dores musculares também são comuns no início, porque seu corpo não está acostumado com os movimentos. Neste caso, um bom alongamento antes e depois do treino é imprescindível.

Em geral, todos podem praticar o esporte. Mas vale lembrar que você deve passar por uma avaliação médica para saber seu condicionamento físico. Fora isso, a idade para início da prática da capoeira é a partir dos 4 anos de idade.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.