20091122

* Coloque pimenta na dieta e emgreça




Verdes e vermelhas, as pimentas mostram seu poder de fogo contra uma série de encrencas, desde dor de cabeça até artrite, passando por reumatismo, má digestão, colesterol alto e doenças circulatórias.

Recentemente canadenses e holandeses vieram com uma história ainda mais picante: essa família ardida seria uma ótima ajuda para vencer a obesidade. As evidências vêm de um trabalho em parceria feito por cientistas da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, com cientistas do Centro de Ciências Alimentícias de Wageningen, na Holanda.

Segundo o estudo, o fruto da pimenteira derreteria os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Isso graças à capsaicina, substância presente na parte mais esbranquiçada, onde ficam as sementes. Como é a capsaicina que arde. O mecanismo é simples. Para quebrar os nutrientes da comida e absorvê-los, nosso aparelho digestivo trabalha duro e gasta muito combustível. A capsaicina faz com que ele, nas horas de serviço pesado, se abasteça nos depósitos gordurosos. Esse processo, ainda por cima, aumenta a temperatura corporal e, para dissipá-la, lá se vão mais calorias e calorias.

É por isso que ingredientes com essa capacidade são chamados de termogênicos. "A pimenta no mínimo ajuda no controle de peso", ensina o professor Angelo Tremblay, da Universidade Laval, que investiga o condimento.


As pimentas que mais provocam a queima de calorias na digestão

1º Habanero
Originária da região que vai do México à América Central, era cultivada pelos maias antigos. Sua coloração varia, mas sempre tem um sabor que persiste na boca.


2º Malagueta
Parenta da mexicana tabasco, é a mais consumida entre as pimentas cultivadas em nosso país e a segunda que mais ajuda a emagrecer.


3º Caiena
Anda mais famosa nos laboratórios do que na cozinha. Não faltam estudos, como o realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrando que também ajuda a livrar as artérias das gorduras nocivas.


4º Cambuci e cumari
Igualmente ardidas, empatadas no quarto lugar, a cambuci é grandalhona e mais adocicada. Já a pequenina cumari, nativa da região amazônica, chega a ser levemente amarga.


5º Jalapeno
O consumo desta pimenta mais uma de origem mexicana anda associado à prevenção do tumor de próstata, além de acelerar a queima calórica.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.