20091105

* Dúvidas: Como emagrecer?



Gostaria de saber quais os pós e contras das dietas ricas em carboidratos e gorduras.

Para que a dieta seja eficaz, ou seja, para que favoreça uma perda de peso saudável e posterior manutenção, os especialistas indicam uma alimentação balanceada, com controle de calorias. Alimentação balanceada é aquela que garante a ingestão de carboidratos e proteínas. Existem algumas dietas ("da moda") que preconizam o uso de um ou outro nutriente para uma "vantagem metabólica" que possa otimizar o emagrecimento. Na realidade, o que sabemos é que para perder peso precisamos de um balanço de energia negativo, comendo menos e/ou gastando mais! O que garante o emagrecimento é a diminuição das calorias! O equilíbrio da dieta favorece uma perda mais saudável e definitiva, mesmo porque esse equilíbrio é a base da reeducação alimentar.

É verdade que que carboidratos a noite (após as 18:00 hs) interferem em dietas para perda de peso?

É verdade também que o ideal seria consumir apenas proteínas, legumes e verduras (exceto carboidratos) após esse horário (18:00 hs) ?

Para emagrecer é necessário que se tenha um balanço energético negativo, ou seja, gastar mais energia e consumir menos calorias. De uma maneira geral, para perder peso recomenda-se dietas hipocalóricas e BALANCEADAS. Refeições equilibradas contém carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais e todos são necessários para o bom funcionamento do organismo. É importante frisar que nenhum desses nutrientes será um vilão da dieta (ou da saúde) se estiver presente na quantidade/proporção adequada. Existem algumas dietas que recomendam cortar o carboidrato após um determinado horário e isso realmente pode fazer sentido em ALGUNS CASOS. O carboidrato é uma fonte de energia e durante a noite o gasto é menor, sendo assim, para ALGUMAS pessoas podemos diminuir a ingestão deste nutriente no jantar. Este "recurso" pode não ser o mais indicado para você, afinal, a indicação dependerá da sua atividade diária, prática de atividade física, hábitos alimentares, velocidade de perda de peso, entre outras variáveis.
 
Estou com grande dificuldade para emagrecer. Faço dietas, nenhuma com sucesso. Gostaria de saber o que faço ?
 
Para que você consiga uma perda de peso eficiente, ou seja, para que atinja um peso satisfatório e consiga mantê-lo, é importante seguir uma dieta bem orientada.


Pelo que você me conta, já fez alguns tipos de dietas mas não alcançou seus objetivos, sendo assim, sugiro que você siga um plano de reeducação alimentar.

Com um acopanhamento de uma nutricionista você faria uma avaliação da sua composição corporal e uma avaliação dos seus hábitos alimentares. Esses dados nos permitem INDIVIDUALIZAR sua "dieta" e estabelecer metas de perda de peso (e posteriormente manutenção). Com um plano de alimentação adequado às suas necessidades nutricionais e aos seus hábitos alimentares você tem tudo para conseguir aderir à dieta, perder peso com saúde! O mais importante, é que com isso, você aprende a COMER BEM para manter seu peso adequado!

De uma maneira geral, para perder peso, precisamos gastar mais calorias e comer menos, então, procure fazer mais atividade física e reduzir o tempo dedicado a atividades sedentárias (como TV, computador). Com relação à alimentação, procure fazer algumas trocas....vamos a alguns exemplos:

1- substitua laticínios integrais por desnatados/ lights

2- substitua queijos amarelos por queijos magros

3- cuidado com carnes gordas, prefira carnes magras (peixe e peito de frango são ótimas opções)

4- Prefira carnes grelhadas, assadas, ou cozidas. Evite frituras! É Importante controlar o óleo que se usa no preparo dos alimentos.

6- Doces são muito calóricos, as frutas e gelatina diet são melhores opções de sobremesa.

7- Para diminuir a ingestão calórica, vale a pena aumentar o consumo de legumes e verduras e controlar as quantidades dos alimentos com maior densidade energética.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.