- O modelo EasyTone, da Reebok, promete enrijecer até 28% mais os músculos do bumbum.
A Reebok afirma que os testes com o produto, feitos na Universidade de Delaware, mostraram que ele colabora para enrijecer até 28% mais os músculos dos glúteos numa caminhada em comparação com os calçados tradicionais. E que tendões e panturrilha trabalham 11% mais com o modelo. O estudo envolveu apenas cinco mulheres, que deram 500 passos sobre uma esteira calçando o produto.
O tênis foi inspirado nas bolas de estabilidade usadas em academias, particularmente a Bosu, uma pequena semiesfera sobre a qual as pessoas ficam de pé durante os exercícios. O conceito teria trazido ao tênis efeito parecido ao de caminhar na areia fofa da praia, que exige um esforço extra.
O Shape-ups, lançado na Couromoda, em janeiro, também parte do mesmo conceito. Um dos estudos divulgados pela marca, feito pelo DC Private Practice, na Califórnia, contou com dez mulheres acompanhadas durante seis semanas. No fim do período, elas perderam uma média de 1,47 quilos, ganharam 41% de força glútea e 37% de resistência lombar, segundo o fabricante. O novo modelo tem preços que variam de R$ 350,00 a R$ 399,00.- O Shape-ups, da Skechers, diz que testes demostraram aumento de 41% na força glútea.
Em breve, a Skechers promete lançar uma versão para homens do calçado. Já a Reebok diz ter se concentrado apenas nas mulheres por um motivo simples: pesquisas mostraram que quatro em cada cinco estavam interessadas em produtos que tonificassem os músculos da perna e dos glúteos.
Para o professor Hamilton Roschel, do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da USP (Universidade de São Paulo), a promessa dos calçados é duvidosa. “Existem modelos de treinamento com instabilidade, como plataformas vibratórias por exemplo, que oferecem um estímulo significantemente maior, e nem assim tem-se observado um efeito positivo com o seu uso”, diz.
Ele também acredita que alterar o modo como se caminha com um solado diferente também pode não ser uma boa ideia. “A alteração desse padrão pode incorrer em aumento de sobrecarga inesperada sobre o aparelho locomotor, o que certamente é indesejável", avisa.
Quem decidir experimentar a novidade deve se lembrar que o tênis não é projetado para correr ou pular.
Já para uma psicóloga de Harvard que manifestou sua opinião sobre o tênis para o The New York Times, o novo calçado pode trazer benefícios, pelo simples fato de fazer as pessoas pensarem mais nos músculos e na caminhada. "Acho que comprar o tênis com isso em mente tem grandes chances de aumentar a autoconsciência", diz.
Eu concordo com as opiniões acima. Como o produto ainda é recente no mercado, necessita de mais estudos. E quando estamos focados no exercício o músculo é trabalhado com mais intensidade.
Se você esta sedentário, eu aconselho você adquirir primeiro, força de vontade e determinação. O tênis por si só não faz milagre.
E se você já pratica atividade e ficou super empolgada com a novidade, cuidado! O tênis não é recomedado para pratica de esportes, como corrida basquete...
Ainda não encontrei o artigo feito pelas empresas para saber detalhes de como foi feito os exercícios, duração, intensidade, se as voluntários eram sedentárias ou não, faixa etária... tudo isso tem que ser analisado para saber a eficácia do produto...e principalmete se ele será indicado ou não pra você.. ok?!
Como qualquer novidade (movimento, exercício) inserida no seu cotidiano, requer uma adaptação e isso é gradativo. Não faça 1 hora de caminha com o acessório novo, comece com 20 min por exemplo e observe como seu corpo vai reagir no dia seguinte, assim você evita as dores musculares dos exageros cometidos do dia anterior.
Provei o tênis e de 0 a 10 no quesito conforto, ele é nota 100! super confortável. Eu só provei, não fiz atividade física com ele.
Mas.... você que já faz exercício ou vai iniciar, se vai ser com o tênis ou não, sempre faça exercícios orientado pelo seu professor..Este sim é o melhor caminho para ter o resultado desejado!
Qualquer dúvida é só entrar em contato!
Serviço:
EasyTone – ReebokSAC (85) 3336-1442 ou (85) 3336-0819www.reebok.com.br
Shape-ups - SkechersSAC: (11) 3894-4100www.skechers.com.br