
20100328
* Concurso fitness 2010

20100324
* Muito esforço pra nada

Quando praticamos musculação nossa ação principal é estressar a nossa musculatura a fim de que ela se recupere mais forte. Dependendo do tipo do trabalho desenvolvido e do objetivo pode-se ganhar volume muscular, ganhar resistência muscular ou fortalecimento localizado.
Você vai todos os dias a academia, fica lá horas, suando e cumpre com a obrigação do dia. Mas e o resultado, cadê?
As vezes o treinamento é bem feito mas não observamos resultados, isso porque algum dos três principais fatores para desenvolvimento muscular não está sendo observado.
- Primeiramente o treinamento realizado de forma periodizada e seguindo as alternâncias de volume e intensidade programadas. É simples, ter um controle de cada fase de treinamento, faz a diferença.
- Em segundo lugar a recuperação. No momento em que estamos realizando a série de musculação não é onde teremos os ganhos reais, aquilo conseguido durante a realização do exercício é retenção hídrica e não corresponde ao ganho muscular. O verdadeiro ganho se dá durante o repouso, mais precisamente durante o sono, e não é qualquer sono, somente conseguiremos a recuperação total com um sono noturno (de preferência antes das 23:00 horas) com duração de pelo menos 7 horas seguidas, pois é nesse período que os hormônios atuam de maneira mais eficaz para restaurar a musculatura estressada durante o exercício.
- E o terceiro ponto, a dieta! O músculo precisa de nutrientes para se recuperar. Segundo os nutricionistas o nível de proteínas diárias deve estar em 0,8 a 1,6 g de proteína por quilo corporal. Se você for treinar de estômago vazio saiba que 40% da energia que você vai usar para fazer musculação sairá da própria massa muscular, ou seja, pior do que não fazer nada. Se você se alimentar direito 40 minutos antes e logo após a série de musculação a massa muscular utilizada durante o treino será de 15%, muito melhor. Mas se durante a musculação você ainda ingerir algum carboidrato esse percentual cai para apenas 3% e ai você começa a ganhar musculatura. Muito importante é o tipo de carboidrato que será consumido na musculação. O recomendado são soluções que contenham cadeias complexas de glicose ( a maltodextrina por exemplo), que deve ser consumida no mínimo 11g de carboidrato para 200ml de água a cada hora de musculação.
- E este sim é o mais importante ponto a enfatizar: a orientação profissional é mais eficaz! Não faça séries copiadas, respeites os seus limites. Não jogue dinheiro fora comprando suplementos sem orientação. Em cada fase de treinamento, uma dieta específica.
Mexa-se!!! E ganhe saúde!
20100322
* Falta de tempo?

Melhor arrumar outra desculpa além da tradicional falta de tempo para não fazer exercícios físicos. De acordo com uma nova pesquisa feita por cientistas canadenses, pode-se ter ganhos importantes mesmo com poucos minutos de atividade física por dia.
O estudo foi conduzido por um grupo da Universidade McMaster e publicado no The Journal of Physiology. O trabalho reforça os benefícios do treinamento curto e intervalado de alta intensidade, considerada uma alternativa eficiente para os tipos tradicionais de exercícios de longa duração. Ou seja, é possível obter mais com menos.
O treino intervalado de alta intensidade em curto período envolve executar rápidos momentos de exercícios intensos com um pequeno intervalo entre eles. Segundo os autores do estudo, o resultado para indivíduos jovens e saudáveis se mostrou equivalente ao treinamento de resistência de longa duração.
O novo estudo também indicou que as séries curtas não precisam ser feitas no limite da resistência da pessoa. Apesar de estar em um ritmo acima da zona de conforto, os tiros dos voluntários foram feitos abaixo do máximo que conseguiriam.
Na pesquisa foi verificado que dez séries de apenas 1 minuto de tiro em uma bicicleta ergométrica, com 1 minuto de descanso entre elas, três vezes por semana, funcionam tão bem na melhoria da musculatura como muitas horas de exercícios convencionais de longa duração, mas com menos intensidade.
Segundo os cientistas, o treino curto e intervalado de alta intensidade – mas não extremo – pode funcionar também para indivíduos com sobrepeso, mais velhos e com condicionamento abaixo da média, uma vez que não envolve chegar no limite.
Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são conhecidos, mas a abordagem tradicional exige um considerável número de horas por semana de treinos.
Os pesquisadores não sabem por que o treino curto, intervalado e intenso é tão eficiente, mas observaram que ele estimula muitos dos mesmos caminhos celulares responsáveis pelos efeitos benéficos associados com o treinamento de resistência tradicional.
E você não gosta de bike? Achou qua ia se livrar?!! O treinamento intervalado pode ser feito tanto na eteira ergométrica, no transport ou até mesmo ao ar livre... nas caminhadas e corridas.Coloca essa preguiça pra correr!!!
20100317
* Salte da teoria para prática

"Eles estão muito enraizados, tanto que não basta reconhecer que são nocivos e desejar mudar para que a virada de fato ocorra", ressalta a psicóloga Ana Maria Rossi, diretora do Isma-BR. Prova disso é que de cada dez indivíduos que começam a praticar alguma atividade física diariamente nada menos do que seis desistem antes do final do primeiro mês. É muito.
2. Faça mudanças no seu estilo de vida.
3. Reduza a ingestão de calorias.
5. Busque apoio na família e nos amigos.
6. Tenha sempre em mente suas reais motivações que levaram a você a mudar o estilo de vida.
20100314
* Dicas de nutrição
(X) Sim ( ) Não
20100311
* Massa muscular

20100307
* 8 DE MARÇO É DA MULHER

Achei esse comercial óóóótimo!!!
20100303
* Desitratação compromete a performance e a saúde

Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício físico, a hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e saúde não sejam prejudicados.
Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro.
Os chamados “sinais normais” de estresse térmico são: sede, cansaço, tonteiras e distúrbios visuais. Eles devem receber atenção imediata (hidratação). Do contrário podem caminhar para as chamadas “doenças produzidas pelo calor”, representadas por câimbras e síncopes induzidas pelo calor. A importância de assegurar a ingestão adequada de líquidos, tanto quanto o equilíbrio eletrolítico, pode garantir a performance e reduzir os riscos de problemas associados ao calor.
Quando um indivíduo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.
· A partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 mL de líquidos por hora de exercício
· O carboidrato é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga;
· Concentração ideal de carboidrato para hidratação: 4 - 8%
SOCIEDADE Brasileira de Medicina Esportiva. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ações ergogências e potenciais riscos para a saúde.
20100301
* Tênis promete deixar o bumbum durinho
- O modelo EasyTone, da Reebok, promete enrijecer até 28% mais os músculos do bumbum.
A Reebok afirma que os testes com o produto, feitos na Universidade de Delaware, mostraram que ele colabora para enrijecer até 28% mais os músculos dos glúteos numa caminhada em comparação com os calçados tradicionais. E que tendões e panturrilha trabalham 11% mais com o modelo. O estudo envolveu apenas cinco mulheres, que deram 500 passos sobre uma esteira calçando o produto.
O tênis foi inspirado nas bolas de estabilidade usadas em academias, particularmente a Bosu, uma pequena semiesfera sobre a qual as pessoas ficam de pé durante os exercícios. O conceito teria trazido ao tênis efeito parecido ao de caminhar na areia fofa da praia, que exige um esforço extra.
O Shape-ups, lançado na Couromoda, em janeiro, também parte do mesmo conceito. Um dos estudos divulgados pela marca, feito pelo DC Private Practice, na Califórnia, contou com dez mulheres acompanhadas durante seis semanas. No fim do período, elas perderam uma média de 1,47 quilos, ganharam 41% de força glútea e 37% de resistência lombar, segundo o fabricante. O novo modelo tem preços que variam de R$ 350,00 a R$ 399,00.- O Shape-ups, da Skechers, diz que testes demostraram aumento de 41% na força glútea.
Em breve, a Skechers promete lançar uma versão para homens do calçado. Já a Reebok diz ter se concentrado apenas nas mulheres por um motivo simples: pesquisas mostraram que quatro em cada cinco estavam interessadas em produtos que tonificassem os músculos da perna e dos glúteos.
Para o professor Hamilton Roschel, do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da USP (Universidade de São Paulo), a promessa dos calçados é duvidosa. “Existem modelos de treinamento com instabilidade, como plataformas vibratórias por exemplo, que oferecem um estímulo significantemente maior, e nem assim tem-se observado um efeito positivo com o seu uso”, diz.
Ele também acredita que alterar o modo como se caminha com um solado diferente também pode não ser uma boa ideia. “A alteração desse padrão pode incorrer em aumento de sobrecarga inesperada sobre o aparelho locomotor, o que certamente é indesejável", avisa.
Quem decidir experimentar a novidade deve se lembrar que o tênis não é projetado para correr ou pular.
Já para uma psicóloga de Harvard que manifestou sua opinião sobre o tênis para o The New York Times, o novo calçado pode trazer benefícios, pelo simples fato de fazer as pessoas pensarem mais nos músculos e na caminhada. "Acho que comprar o tênis com isso em mente tem grandes chances de aumentar a autoconsciência", diz.
Eu concordo com as opiniões acima. Como o produto ainda é recente no mercado, necessita de mais estudos. E quando estamos focados no exercício o músculo é trabalhado com mais intensidade.
Se você esta sedentário, eu aconselho você adquirir primeiro, força de vontade e determinação. O tênis por si só não faz milagre.
E se você já pratica atividade e ficou super empolgada com a novidade, cuidado! O tênis não é recomedado para pratica de esportes, como corrida basquete...
Ainda não encontrei o artigo feito pelas empresas para saber detalhes de como foi feito os exercícios, duração, intensidade, se as voluntários eram sedentárias ou não, faixa etária... tudo isso tem que ser analisado para saber a eficácia do produto...e principalmete se ele será indicado ou não pra você.. ok?!
Como qualquer novidade (movimento, exercício) inserida no seu cotidiano, requer uma adaptação e isso é gradativo. Não faça 1 hora de caminha com o acessório novo, comece com 20 min por exemplo e observe como seu corpo vai reagir no dia seguinte, assim você evita as dores musculares dos exageros cometidos do dia anterior.
Provei o tênis e de 0 a 10 no quesito conforto, ele é nota 100! super confortável. Eu só provei, não fiz atividade física com ele.
Mas.... você que já faz exercício ou vai iniciar, se vai ser com o tênis ou não, sempre faça exercícios orientado pelo seu professor..Este sim é o melhor caminho para ter o resultado desejado!
Qualquer dúvida é só entrar em contato!
Serviço:
EasyTone – ReebokSAC (85) 3336-1442 ou (85) 3336-0819www.reebok.com.br
Shape-ups - SkechersSAC: (11) 3894-4100www.skechers.com.br
ATENÇÃO
Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.
As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.
Equipe Fit Run