20100328

* Concurso fitness 2010


Vencedores do Garoto e Garota Fitness 2010, Gustavo Chicarelli e Victória Villarim contam os exercícios que fizeram com que eles ganhassem o concurso de mais belos das academias do país. Além de ter um corpo sarado, simpatia e beleza foram quesitos para a eleição que dá como prêmio R$ 5 mil, 1 ano de academia e suplementação e contrato com a agência Fitness Model.
Gustavo Chicarelli tem 27 anos e é modelo de Ribeirão Preto. Está em São Paulo há 1 mês e este foi o primeiro concurso que participou. Frequentador de academia há 7 anos, ele treina 1h30 todos os dias, menos aos domingos.
Gustavo prefere enfatizar os músculos do peito, costas e abdomem. Normalmente o Garoto Fitness trabalha cada dia um grupo muscular, faz sempre dois exercícios para cada grupo.
Já para Victória, como as pernas e glúteos são a parte preferida, são nos membros inferiores que o treino da Garota Fitness é mais pesado.
O leg press, muito utilizado por muitos na academia, também está presente na série da Garota Fitness. Ela começa com 160 kg e termina com 180 kg, em quatro séries de 10, 8 6 e 6 repetições.
Além dos glúteos, panturrilha, o abdome é outra parte muito trabalhada por Victória.
Treinamento diario, alimentação balanceada e descaço são os pontos fortes para um bom resultado... Se você leu o post anterior sabe muito bem do que eu estou falando.
Não esqueça, o resultado não é do dia pra noite. Para chegar ao seu objetivo e principalmente, conseguir mante-lo, basta respeitar os seus limites e seguir orientação profissional adequada!

20100324

* Muito esforço pra nada


Quando praticamos musculação nossa ação principal é estressar a nossa musculatura a fim de que ela se recupere mais forte. Dependendo do tipo do trabalho desenvolvido e do objetivo pode-se ganhar volume muscular, ganhar resistência muscular ou fortalecimento localizado.
Você vai todos os dias a academia, fica lá horas, suando e cumpre com a obrigação do dia. Mas e o resultado, cadê?


As vezes o treinamento é bem feito mas não observamos resultados, isso porque algum dos três principais fatores para desenvolvimento muscular não está sendo observado.

  • Primeiramente o treinamento realizado de forma periodizada e seguindo as alternâncias de volume e intensidade programadas. É simples, ter um controle de cada fase de treinamento, faz a diferença.

  • Em segundo lugar a recuperação. No momento em que estamos realizando a série de musculação não é onde teremos os ganhos reais, aquilo conseguido durante a realização do exercício é retenção hídrica e não corresponde ao ganho muscular. O verdadeiro ganho se dá durante o repouso, mais precisamente durante o sono, e não é qualquer sono, somente conseguiremos a recuperação total com um sono noturno (de preferência antes das 23:00 horas) com duração de pelo menos 7 horas seguidas, pois é nesse período que os hormônios atuam de maneira mais eficaz para restaurar a musculatura estressada durante o exercício.

  • E o terceiro ponto, a dieta! O músculo precisa de nutrientes para se recuperar. Segundo os nutricionistas o nível de proteínas diárias deve estar em 0,8 a 1,6 g de proteína por quilo corporal. Se você for treinar de estômago vazio saiba que 40% da energia que você vai usar para fazer musculação sairá da própria massa muscular, ou seja, pior do que não fazer nada. Se você se alimentar direito 40 minutos antes e logo após a série de musculação a massa muscular utilizada durante o treino será de 15%, muito melhor. Mas se durante a musculação você ainda ingerir algum carboidrato esse percentual cai para apenas 3% e ai você começa a ganhar musculatura. Muito importante é o tipo de carboidrato que será consumido na musculação. O recomendado são soluções que contenham cadeias complexas de glicose ( a maltodextrina por exemplo), que deve ser consumida no mínimo 11g de carboidrato para 200ml de água a cada hora de musculação.

  • E este sim é o mais importante ponto a enfatizar: a orientação profissional é mais eficaz! Não faça séries copiadas, respeites os seus limites. Não jogue dinheiro fora comprando suplementos sem orientação. Em cada fase de treinamento, uma dieta específica.

Mexa-se!!! E ganhe saúde!


20100322

* Falta de tempo?


Melhor arrumar outra desculpa além da tradicional falta de tempo para não fazer exercícios físicos. De acordo com uma nova pesquisa feita por cientistas canadenses, pode-se ter ganhos importantes mesmo com poucos minutos de atividade física por dia.


O estudo foi conduzido por um grupo da Universidade McMaster e publicado no The Journal of Physiology. O trabalho reforça os benefícios do treinamento curto e intervalado de alta intensidade, considerada uma alternativa eficiente para os tipos tradicionais de exercícios de longa duração. Ou seja, é possível obter mais com menos.


O treino intervalado de alta intensidade em curto período envolve executar rápidos momentos de exercícios intensos com um pequeno intervalo entre eles. Segundo os autores do estudo, o resultado para indivíduos jovens e saudáveis se mostrou equivalente ao treinamento de resistência de longa duração.


O novo estudo também indicou que as séries curtas não precisam ser feitas no limite da resistência da pessoa. Apesar de estar em um ritmo acima da zona de conforto, os tiros dos voluntários foram feitos abaixo do máximo que conseguiriam.
Na pesquisa foi verificado que dez séries de apenas 1 minuto de tiro em uma bicicleta ergométrica, com 1 minuto de descanso entre elas, três vezes por semana, funcionam tão bem na melhoria da musculatura como muitas horas de exercícios convencionais de longa duração, mas com menos intensidade.


Segundo os cientistas, o treino curto e intervalado de alta intensidade – mas não extremo – pode funcionar também para indivíduos com sobrepeso, mais velhos e com condicionamento abaixo da média, uma vez que não envolve chegar no limite.


Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são conhecidos, mas a abordagem tradicional exige um considerável número de horas por semana de treinos.


Os pesquisadores não sabem por que o treino curto, intervalado e intenso é tão eficiente, mas observaram que ele estimula muitos dos mesmos caminhos celulares responsáveis pelos efeitos benéficos associados com o treinamento de resistência tradicional.

E você não gosta de bike? Achou qua ia se livrar?!! O treinamento intervalado pode ser feito tanto na eteira ergométrica, no transport ou até mesmo ao ar livre... nas caminhadas e corridas.

Coloca essa preguiça pra correr!!!

20100317

* Salte da teoria para prática


Quem quer viver melhor tem que apostar na atividade física, dieta equilibrada e menos estresse. Salte da teoria para a prática.


apenas 7% delas acreditam ter um estilo de vida realmente saudável. Mesmo sabendo que comer mal, estar acima do peso, viver sob constante pressão, fumar e ser sedentário multiplicam o risco de doenças, como o câncer e o infarto, a grande maioria simplesmente não consegue deixar para trás os velhos (e maus) hábitos.
"Eles estão muito enraizados, tanto que não basta reconhecer que são nocivos e desejar mudar para que a virada de fato ocorra", ressalta a psicóloga Ana Maria Rossi, diretora do Isma-BR. Prova disso é que de cada dez indivíduos que começam a praticar alguma atividade física diariamente nada menos do que seis desistem antes do final do primeiro mês. É muito.



Por isso eu digo, personal trainer não é luxo, é uma necessidade!


Para alguns é o mais difícil, fazer dieta! Mas quando você corrige os hábitos alimentares, fornece também os nutrientes adequados para acelerar o metabolismo. Se alimente a cada 3 horas. Uma boa dieta é sinônimo de resultado, independente do objetivo!


Além de comer direito, a atividade física é essencial. De novo, começar é fácil. O difícil é não desistir. Não existe mágica, mas, se o exercício for prazeroso e se você adotar uma rotina que possa pôr em prática pra valer, vai gostar muito mais dos resultados.


Tenha prazos reais. Repita essas palavras como um mantra. É muito desestimulante estabelecer metas inviáveis ou perigosas. Quem põe na cabeça que vai emagrecer 5 quilos em uma semana não só ficará muito frustrado, porque não será bem-sucedido, como pode acabar com a saúde abalada. Imponha-se uma perda de 600 gramas semanais, que é um resultado possível e, além de tudo, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


O comprometimento é decisivo para o sucesso, porque a pessoa se esforça para cumprir o que planejou. Contar com o apoio daqueles que só querem o seu bem é pra lá de positivo.


Além de melhorar a auto-estima, atingir o objetivo trará um monte de benefícios para a sua saúde.

Mãos a obra e não esqueça:


1. Adote uma dieta saudável.
2. Faça mudanças no seu estilo de vida.
3. Reduza a ingestão de calorias.
4. Estabeleça metas possíveis de alcançar.
5. Busque apoio na família e nos amigos.
6. Tenha sempre em mente suas reais motivações que levaram a você a mudar o estilo de vida.


20100314

* Dicas de nutrição




Água morna com limão emagrece?
(X) Sim ( ) Não

Segundo os nutricionistas, a mistura faz com que as enzimas do fígado, responsáveis pela desintoxicação do organismo, funcionem melhor. Com isso, mais toxinas são eliminadas e o metabolismo é acelerado. Mas, para funcionar, é preciso beber diariamente um copo (200 ml) de água morna com suco de meio limão em jejum e aguardar meia hora para tomar o café da manhã.

Linhaça triturada faz mais efeito do que o grão inteiro?
(X) Sim ( ) Não

A semente passa intacta pelo estômago e intestino sem que o organismo absorva o ômega-3, um tipo de gordura com ação anti-inflamatória que reduz o colesterol ruim e auxilia a circulação sanguínea. Ao triturá-la, você tem acesso, inclusive, às fibras que estão presentes na casca e melhoram o funcionamento intestinal, além de dar sensação de saciedade. Para ter esses benefícios, basta consumir uma colher de sopa da farinha por dia.

Sal engorda?
( ) Sim (X) Não

Mas pode inchar. O risco é causar retenção hídrica quando consumido em excesso – mais de 1 colher de chá por dia. O vilão é o sódio, um mineral que puxa água para dentro do organismo. Vale lembrar que ele não está apenas no saleiro mas também nos produtos industrializados, especialmente molhos e temperos. Para ajudar a eliminar o sódio do organismo, beba 2 litros de água por dia e coma alimentos ricos em potássio (caso da banana, da laranja e do tomate), cálcio (derivados do leite, peixes e vegetais verdeescuros) e magnésio (encontrados nos cereais integrais).

Todo alimento enriquecido com fibras é integral?
( ) Sim (X) Não
O termo “enriquecido com fibras” sinaliza que foi adicionado ao alimento pelo menos 25% a mais de fibras em comparação à versão convencional. Mas isso não faz dele um produto integral – nesse caso, é preciso que, no processo de industrialização, pelo menos um dos ingredientes seja encontrado da mesma forma como está na natureza: a farinha, para ser integral, deve ser feita com trigo integral, não acrescida de fi bras.

Atum e sardinha em lata têm os mesmos nutrientes do que o peixe fresco?
(X) Sim ( ) Não

A composição dos peixes enlatados é muito similar à do peixe fresco quando preparado de maneira caseira. Isso ocorre graças ao processo de produção. O peixe, já dentro da lata, passa por um tratamento térmico sob temperatura e pressão elevadíssimas – garantindo, assim, a mínima perda das propriedades nutricionais.

Chá de gengibre acelera o metabolismo?
(X) Sim ( ) Não

Uma pesquisa da Universidade de Tóquio, publicada no jornal da Sociedade Farmacêutica do Japão, confi rmou esse dado. A explicação está nos fitoquímicos, como o gingerol, que têm ação termogênica. Na prática, essas substâncias elevam a temperatura corporal e o metabolismo em até 20%, o que favorece a queima de gordura.
Para preparar o chá, ferva 1 pedacinho de gengibre (cerca de 1 ou 2 cm) em 500 ml de água e beba uma xícara logo após as refeições ou no intervalo entre elas.

Vinagre queima gordura?
(X) Sim ( ) Não

Assim como a mistura de água morna e limão, o vinagre também estimula o fígado a eliminar toxinas e aumenta o gasto calórico. Além disso, favorece a circulação sanguínea. Resultado: há uma redução nos pneuzinhos e até na celulite.
Misture ¼ de copo (50 ml) de vinagre de maçã orgânico ou de arroz na mesma medida de água morna e beba diariamente antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

Tomar água durante a refeição engorda?
(X) Sim ( ) Não

Isso acontece por duas razões: ela dilui o ácido clorídrico produzido no estômago, atrapalhando a digestão, e prejudica a quebra das moléculas dos alimentos, fazendo com que cheguem maiores ao intestino. Isso desequilibra a flora intestinal e a absorção dos nutrientes. O líquido interfere até na sensação de saciedade, levando a pessoa a comer mais. Para não ter prejuízo, o ideal é consumir, no máximo, 1 copo (200 ml) antes da refeição e outro duas horas depois.

Gelatina de caixinha deixa a pele mais firme?
( ) Sim (X) Não

A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias.

Abacaxi ajuda a afinar?
( ) Sim (X) Não

A fruta não tem esse poder. Mas consumir uma fatia média depois da refeição auxilia a digestão, principalmente de proteínas, evitando aquela sensação de peso. Isso porque o abacaxi tem bromelina, uma enzima com ação digestiva.

Biscoito salgado engorda menos que o doce?
( ) Sim (X) Não

O biscoito doce sem recheio possui menos gordura e calorias do que o salgado. Para você ter uma ideia, seis unidades de cream craker ou água fornecem cerca de 170 calorias enquanto a mesma porção do biscoito de maisena ou de leite tem 135.

Chá verde pronto tem o mesmo efeito do caseiro?
( ) Sim (X) Não

Durante a industrialização, a erva Camellia sinensis tem seu poder de ação reduzido. Por isso, se a intenção é acelerar o metabolismo, emagrecer e combater os radicais livres, a recomendação é preparar a bebida com folhas secas e tomar quatro xícaras por dia.
Para isso, aqueça 600 ml de água (não deixe ferver), desligue o fogo e acrescente quatro colheres de chá da erva. Tampe por cinco minutos, coe e beba em seguida.

Alimento orgânico é mais saudável do que hidropônico?
(X) Sim ( ) Não

De forma geral, os dois são mais saudáveis do que o cultivado da forma tradicional. Alguns nutricionistas, preferem o orgânico. A justificativa é pelo fato do hidropônico ser cultivado na água e precisar de aditivos químicos que podem se acumular no alimento e causar intoxicação. Tudo porque não recebe os nutrientes vindos da terra, como os orgânicos.

Tudo bem substituir água pura por água com sabor?
( ) Sim (X) Não

Pelo menos 50% dos líquidos ingeridos por dia devem vir sob a forma de água pura. O restante pode vir de outras bebidas, de preferência sem calorias, e até de alimentos, em especial frutas e legumes. Como a água com sabor contém aditivos e adoçantes, o melhor é se contentar com dois copos por dia.

Isotônico durante a malhação faz ganhar peso?
( ) Sim (X) Não

Pesquisa feita na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, concluiu que quem toma esse tipo de bebida durante a ginástica deixa de consumir cerca de 100 calorias por dia. Isso porque o isotônico ajuda a saciar, fazendo você terminar o treino com menos fome e continuar assim ao longo do dia.

Chocolate amargo é melhor opção do que ao leite?
(X) Sim ( ) Não

Em comparação ao chocolate ao leite, o amargo traz mais do que o dobro de substâncias bioativas. É o caso de aminas, teobromina, magnésio e carboidratos, que estimulam a saciedade e a produção de serotonina, melhorando o humor e o bem-estar. Para não prejudicar a balança, consuma o doce no fim da tarde, quando as taxas de serotonina do organismo caem e o metabolismo ainda está ativo.

20100311

* Massa muscular


Ter um corpo musculoso é um desejo comum entre muitos jovens. Porém, muitas vezes a distância entre o corpo ideal e o real é tão grande que o sonho até parece impossível.

Antes de iniciar um programa para aumentar a massa muscular, é preciso passar por um treinamento de adaptação, que leva de cinco a dez semanas. E o acompanhamento precisa ser rigoroso, para que a carga elevada de exercícios não cause lesões.

Algumas pessoas conseguem resultados mais rápidos, outras demoram mais. Entram nessa conta a frequência, a intensidade e o tipo de atividade física praticado, além da alimentação, dos hormônios e da genética de cada indivíduo. Mas o importante é não desistir: cedo ou tarde os resultados aparecem.

As primeiras mudanças já podem ser percebidas dentro de quatro meses, mas atingir o objetivo necessário demanda mais dedicação. O tempo varia muito de pessoa para pessoa, devido a fatores genéticos, mas se o aluno dedicar uma hora por dia de quatro a cinco vezes por semana, em um ano já se nota uma grande diferença em relação ao início do treinamento de musculação.

O segredo é não deixar o treino cair em rotina, pois com o tempo o corpo se acostuma com o exercício e o nível de estresse, e deixa de estimular o ganho de massa muscular.

Por isso é preciso variar as séries de exercícios e o tempo de repetição, além de ir aumentando gradativamente o peso. Tem hora que o treino fica maçante, e a tendência é a gente perder a paciência por não ver os resultados aparecerem rápido. Mas tem que ir até o fim se quiser alcançar seu objetivo.

Assim como os exercícios, a alimentação é muito importante para atingir os resultados desejados e desenvolver a musculatura. Ela deve suprir todo o gasto de energia ocasionado pelos exercícios, além da demanda normal do corpo para realizar as atividades do dia a dia.

Para elaborar o cardápio adequado, é importante consultar um nutricionista,onde será calculado o metabolismo basal e todos os gastos energéticos (atividades de rotina, trabalho, descanso e de atividade física) de cada indivíduo a fim de conhecer suas necessidades calórico-nutricionais.

Uma boa dieta para quem deseja ganhar massa muscular é fracionar as refeições e se alimentar seis vezes por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. E, é claro, manter o corpo hidratado é indispensável. Dessa forma, o corpo fica sempre nutrido e com energia, e os músculos podem crescer adequadamente.


Bons treinos!!!

20100307

* 8 DE MARÇO É DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
Mulher
Ilsa da Luz Barbosa
Você que busca no dia a dia suaindependência, sua liberdade, suaidentidade própria;
Você que luta profissional e emocionalmente, para ser valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser acompanheira, a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seuspróprios direitos e também por um mundomais justo e por uma sociedade semviolências;
Você que resiste aos sarcasmos daquelesque a chamam de, pejorativamente, defeminista liberal e que já ocupa um espaço na fábrica, na escola, na empresa e na política;
Você, eu, nós que temos a capacidade degerar outro ser, temos também o dever degerar alternativas para que a nossa Ação criadora, realmente ajude outrasmulheres a conquistarema liberdade de Ser...



Achei esse comercial óóóótimo!!!


video

20100303

* Desitratação compromete a performance e a saúde


A desidratação pode ser definida como uma redução da água corporal, levando o organismo de um estado de hidratado para hipohidratado. A desidratação (resultante da transpiração deficiente ou não) e a elevada temperatura que a acompanha (hipertermia) são as causas mais importantes da fadiga durante o exercício.

Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício físico, a hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e saúde não sejam prejudicados.

Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro.

Os chamados “sinais normais” de estresse térmico são: sede, cansaço, tonteiras e distúrbios visuais. Eles devem receber atenção imediata (hidratação). Do contrário podem caminhar para as chamadas “doenças produzidas pelo calor”, representadas por câimbras e síncopes induzidas pelo calor. A importância de assegurar a ingestão adequada de líquidos, tanto quanto o equilíbrio eletrolítico, pode garantir a performance e reduzir os riscos de problemas associados ao calor.

Quando um indivíduo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.

Estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. Dessa forma, o objetivo maior da inclusão de eletrólitos nas bebidas esportivas é a reposição do que foi perdido no suor. Quanto aos carboidratos, estes além de melhorarem a palatabilidade, têm um efeito mínimo no esvaziamento gástrico e estimula a absorção de líquidos e eletrólitos no intestino delgado. É importante ressaltar que a concentração ideal de carboidratos para atingir esses benefícios é de 60 a 70 g/L. Um bom exemplo de uma bebida esportiva adequada quanto aos eletrólitos e aos carboidratos é o soro caseiro, com custo infinitamente menor do que as bebidas esportivas industrializadas. Porém, sua palatabilidade pode ser desagradável para algumas pessoas.

De acordo com o "American College of Sports Medicine" a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:

· 2 h antes do exercício: ingestão de 500 mL de líquidos
· A partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 mL de líquidos por hora de exercício
· O carboidrato é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga;
· Concentração ideal de carboidrato para hidratação: 4 - 8%

· Concentração de sal: 1 terço de colher de sopa de sal por litro de água;

· Hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercício


Referências:
SOCIEDADE Brasileira de Medicina Esportiva. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ações ergogências e potenciais riscos para a saúde.

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. v.9, n.2, mar – abr 2003.-DODD, S. L. POWERS, S. K. Total fitness: exercise, nutrition and wellness. Estados Unidos da América: Allyn and Bacon, 1996.


20100301

* Tênis promete deixar o bumbum durinho

Um tênis que ajuda a malhar as pernas e o bumbum enquanto você caminha por aí. Essa é a promessa de dois produtos recém-lançados no mercado brasileiro: o EasyTone, da Reebok, e o Shape-ups, da Skechers. Ambos os calçados possuem uma curvatura na sola que gera instabilidade, obrigando o usuário a trabalhar mais os músculos. Pelo menos é o que dizem os fabricantes.
O EasyTone, da Reebok, causou barulho no mercado dos EUA, onde foi lançado no fim do ano passado, especialmente pelo apelo publicitário. Um dos comerciais informa que os efeitos do tênis na tonificação das pernas e dos glúteos "deixarão seus peitos com inveja". No Brasil, a estratégia da empresa é comercializar o tênis inicialmente em apenas uma rede, a World Tennis, por R$399,00.



  • O modelo EasyTone, da Reebok, promete enrijecer até 28% mais os músculos do bumbum.


A Reebok afirma que os testes com o produto, feitos na Universidade de Delaware, mostraram que ele colabora para enrijecer até 28% mais os músculos dos glúteos numa caminhada em comparação com os calçados tradicionais. E que tendões e panturrilha trabalham 11% mais com o modelo. O estudo envolveu apenas cinco mulheres, que deram 500 passos sobre uma esteira calçando o produto.



O tênis foi inspirado nas bolas de estabilidade usadas em academias, particularmente a Bosu, uma pequena semiesfera sobre a qual as pessoas ficam de pé durante os exercícios. O conceito teria trazido ao tênis efeito parecido ao de caminhar na areia fofa da praia, que exige um esforço extra.

O Shape-ups, lançado na Couromoda, em janeiro, também parte do mesmo conceito. Um dos estudos divulgados pela marca, feito pelo DC Private Practice, na Califórnia, contou com dez mulheres acompanhadas durante seis semanas. No fim do período, elas perderam uma média de 1,47 quilos, ganharam 41% de força glútea e 37% de resistência lombar, segundo o fabricante. O novo modelo tem preços que variam de R$ 350,00 a R$ 399,00.

  • O Shape-ups, da Skechers, diz que testes demostraram aumento de 41% na força glútea.

Em breve, a Skechers promete lançar uma versão para homens do calçado. Já a Reebok diz ter se concentrado apenas nas mulheres por um motivo simples: pesquisas mostraram que quatro em cada cinco estavam interessadas em produtos que tonificassem os músculos da perna e dos glúteos.

Para o professor Hamilton Roschel, do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da USP (Universidade de São Paulo), a promessa dos calçados é duvidosa. “Existem modelos de treinamento com instabilidade, como plataformas vibratórias por exemplo, que oferecem um estímulo significantemente maior, e nem assim tem-se observado um efeito positivo com o seu uso”, diz.

Ele também acredita que alterar o modo como se caminha com um solado diferente também pode não ser uma boa ideia. “A alteração desse padrão pode incorrer em aumento de sobrecarga inesperada sobre o aparelho locomotor, o que certamente é indesejável", avisa.

Quem decidir experimentar a novidade deve se lembrar que o tênis não é projetado para correr ou pular.

Já para uma psicóloga de Harvard que manifestou sua opinião sobre o tênis para o The New York Times, o novo calçado pode trazer benefícios, pelo simples fato de fazer as pessoas pensarem mais nos músculos e na caminhada. "Acho que comprar o tênis com isso em mente tem grandes chances de aumentar a autoconsciência", diz.

Eu concordo com as opiniões acima. Como o produto ainda é recente no mercado, necessita de mais estudos. E quando estamos focados no exercício o músculo é trabalhado com mais intensidade.

Se você esta sedentário, eu aconselho você adquirir primeiro, força de vontade e determinação. O tênis por si só não faz milagre.

E se você já pratica atividade e ficou super empolgada com a novidade, cuidado! O tênis não é recomedado para pratica de esportes, como corrida basquete...

Ainda não encontrei o artigo feito pelas empresas para saber detalhes de como foi feito os exercícios, duração, intensidade, se as voluntários eram sedentárias ou não, faixa etária... tudo isso tem que ser analisado para saber a eficácia do produto...e principalmete se ele será indicado ou não pra você.. ok?!

Como qualquer novidade (movimento, exercício) inserida no seu cotidiano, requer uma adaptação e isso é gradativo. Não faça 1 hora de caminha com o acessório novo, comece com 20 min por exemplo e observe como seu corpo vai reagir no dia seguinte, assim você evita as dores musculares dos exageros cometidos do dia anterior.

Provei o tênis e de 0 a 10 no quesito conforto, ele é nota 100! super confortável. Eu só provei, não fiz atividade física com ele.

Mas.... você que já faz exercício ou vai iniciar, se vai ser com o tênis ou não, sempre faça exercícios orientado pelo seu professor..Este sim é o melhor caminho para ter o resultado desejado!

Qualquer dúvida é só entrar em contato!

Serviço:
EasyTone – ReebokSAC (85) 3336-1442 ou (85) 3336-0819www.reebok.com.br
Shape-ups - SkechersSAC: (11) 3894-4100www.skechers.com.br

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.